Cinema 2D, 3D e Avatar

A pergunta é simples: o Cinema 2D vai acabar?

No momento, essa pergunta pode parecer um exagero, e alguém vai dizer que os filmes 3D são superestimados. Mas quem diria que o Cinema ganharia cor? Quem diria que ele ganharia voz? Aliás, quem diria que um dia haveria isso, o Cinema?

Dizem que, no primeiro filme projetado (irmãos Lumière, Grand Café em Paris), a imagem de um trem em movimento fez as pessoas saírem assustadas do local, acreditando que havia um trem de verdade vindo em sua direção. Bem, esta é exatamente a sensação que temos quando assistimos a um filme 3D. De que o trem está saindo da tela e vindo em nossa direção.

Não, ninguém imaginava que um dia inventariam o Cinema, a projeção, a televisão. E hoje, não imaginamos que ainda haja muita coisa a ser inventada, ou muita tecnologia a ser explorada. E um dia, surpresa.

Há mais de 10 anos, James Cameron (Titanic, Terminator 2) teve uma ideia sobre um filme. Mas resolveu esperar até que a tecnologia avançasse a um certo ponto que lhe permitisse dar vida às suas ideias. Há mais ou menos 2 anos, ele deu início ao projeto. Em dezembro deste ano, seu trabalho estará nas salas de cinema de todo o mundo. Avatar.

Avatar

Avatar

A história se passa no século 22, em uma pequena lua chamada Pandora, habitada pela tribo Na’vi, seres humanoides azuis com 3 metros de altura, pacíficos a menos que sejam atacados. Humanos não conseguem respirar o ar de Pandora, então criam um ser híbrido geneticamente modificado, meio humano e meio Na’vi, chamado de Avatar. Daí ele vai para Pandora e se apaixona por uma princesa Na’vi…

“Meu objetivo é reviver esses incríveis momentos místicos que a minha geração sentiu quando viu 2001: Uma Odisseia no Espaço, ou a geração seguinte de Star Wars”. (Cameron)

Usando um novo formato digital 3D, Avatar e a tecnologia por trás do filme podem revolucionar a indústria, fazendo com que os filmes 2D fiquem tão por fora quanto os filmes mudos. (SFF Media).

60% do filme é totalmente criado em computador. 12 personagens são totalmente digitais. 1.700 tomadas são totalmente virtuais. Uma das tecnologias usadas é uma nova câmera virtual que permite ao diretor ver a cena pronta ali, enquanto ele grava. Os erros são consertados na mesma hora, e não na pós-produção.

Tin Tin

Tin Tin

Toda essa expectativa já gerou seguidores. Steven Spielberg e Peter Jackson estão entusiasmados com a ideia de fazer uma trilogia 3D baseada na série de livros (belga) As Aventuras de Tin Tin (The Adventures of Tin Tin).

Cameron disse ainda, sobre o potencial do filme 3D, que se trata de uma escolha do consumidor. O 3D será preferido para filmes de ação, ficção científica, animação e fantasia.

Revolução ou não, o Cinema 2D nunca perderá a sua importância. Muito menos o romantismo, presente na arte cinematográfica, de maneira geral. A Sétima Arte.

Ah, bem, e para o marketing já estão previstos um jogo para videogame e bonecos.

About these ads

Sobre Luiza Rey

Publicitária, rio-pretense, não come coisas verdes, tem medo de ETs e insetos. Artista frustrada (como todo publicitário), seu sonho era ser cantora. Seu segundo sonho era ser escritora, por isso escreve para este blog e tuíta no @luizarey.

Publicado em 22/07/2009, em Cinema e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 17 Comentários.

  1. Letícia Scalia

    ainda n li tdo uhsaSHUUHAS mas quero dizer que eu acredito. Se é o James Cameron, eu acredito suhASUhauHSuh velho.. ele fez Titanic… digo, TITANIC. Não se pode duvidar dele..

    Dan, eu sei q deveria estar logada asUHShuaSUH.

  2. Letícia Scalia

    Pronto. Agora eu li… então, acho legal. E concordo com tudo. TUDO. Espero q 2D não saia.. não suma. Afinal eu falei isso no meu post sobre Era do Gelo.. aaaah, fala sério ahuSuhaHUS. É muito triste.. eu quero filmes 2D… mas acredito q as coisas vão melhorar. principalmente com pessoas como Spielberg e Peter Jackson que curtem uma revolução, né?! Acho q vai ser interessante pra alguns filmes e talz.. mas não acho que o digital consiga SUBSTITUIR o que temos.. não tudo, pelo menos.
    Excelente post, Lú! curti!

    e tin tin vai ser bom sauhSUhaUHS nossa. q nostálgico.

  3. é, pelo menos pra gente, pra todas as gerações de hoje, o 2D não vai acabar… nem vamos abandoná-lo facilmente! pras próximas gerações não digo nada ainda… de repente eles vão mesmo falar de cinema 2D como hoje falamos de cinema mudo, ou preto e branco auhauahuahauha quem sabe…

  4. Oi Lu! Acabei de ler seu comentário no meu blog e vim aqui responder! Eu vi sim o que a Shonda falou sobre continuar Grey’s Anatomy mesmo se a Meredith (Ellen Pompeo) não estiver lá, “afinal ela não é a única Grey que existe na história” zzzzzzzzzz… eu gosto muito da Lexie, mas não acho que tenha o gabarito de substituir a Mer como personagem principal nunca! Então, quando a Ellen quiser sair (e este dia vai chegar, com certeza), eu espero que ela tenha dignidade pra terminar a série com a mesma qualidade que ela teve até hoje.

    Infelizmente isso do personagem principal sair e a série continuar vai começar a virar moda. Na próxima temporada vai ter Scrubs sem J.D., e One Tree Hill sem Lucas… É esperar pra ver né?

    Abraços!

  5. bom, como eu já disse no blog da Priscila, eu acho INCONCEBÍVEL tirar personagens principais de qq lugar usaHUSuhaSHU seria com harry potter sem o harry (tá.. nem tanto uhahusahu). Mesmo assim, estraga… e isso já foi provado.

  6. Mas que coisa! Não existe cinema 2D! 2D significa “Duas Dimensões”, tipo Super Mario.

    Todos os filmes são 3D, só que alguns tem os efeitos que fazem parecer que os objetos saem da tela.

    Se for parar pra pensar bem, tudo o que nós vimos é 3D, sem exceções. Tudo depende de um ponto de perspectiva. Filmes, por exemplo, se você levar em consideração, somente a tela, que o sua espessura não influência no filme, aí sim, o filme é 2D, mas se leva em consideração o set de filmagem, ou mesmo a pessoa em sua frente vai ver que tudo é 3D.

    Uma linha reta num quadro-negro tem uma pequena altura. O nosso olho, biologicamente falando, só enxerga 3D.

    Agora se você é um generalizador, continue falando errado. Porque o pior não está em ver filmes 2D, e sim 4D.

    • Sério, eu sou chato, mas tem gente pior. Imagens 3D são formadas em nosso cérebro por que temos 2 olhos. A maneira como nossos olhos “calibram” uma imagem nos permite perceber profundidade e volume. Filmes em 3D brincam com isso, apresentando imagens distintas para cada olho. Por isso temos que usar óculos especiais. Por isso podemos “calibrar” a imagem, percebendo volume onde não há. E por isso são filmados com câmeras especiais que têm 2 objetivas.

      Filmes 2D são filmados com câmeras mais simples, com apenas 1 objetiva. Não permitem que percebamos volume. Nós apenas sabemos que existe volume porque, bom, não somos tão burros assim.

      Minha tela de computador tem uma foto de uma árvore. No lugar onde esta árvore está, fisicamente, ela tem 3 dimensões. No meu computador não. Eu não posso calcular o volume dela. Portanto ela, não sendo a árvore física, apresenta apenas 2 dimensões. Mas eu sei que ela existe. E nem por isso meu computador se transforma em uma tela que exibe imagens em 3 dimensões.

      Entendeu, Franco?

    • Pois é, faço do Dan as minhas palavras.

      Além disso, não importa se tá certo ou errado. É esse o nome e pronto.

  1. Pingback: Escrever e fazer Cinema: não é bem assim « Biscoitos Sortidos

  2. Pingback: Bones S05E09 – The Gamer in the Grease « Biscoitos Sortidos

  3. Pingback: Golden Globe « Biscoitos Sortidos

  4. Pingback: Até que enfim, Avatar! « Biscoitos Sortidos

  5. Pingback: Os índios de 2154 « Biscoitos Sortidos

  6. Pingback: Como funciona o cinema 3D « Biscoitos Sortidos

  7. Pingback: Em defesa de Avatar « Biscoitos Sortidos

  8. Pingback: Avatar em 4D « Biscoitos Sortidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: