Os slogans da Dengue

Dengue mata. Todo ano tem campanha. Já vi até campanha fora de época, cujo conceito era “Dengue se combate todo dia”. Mas todo verão é a mesma coisa. Mal saímos da “neura” da gripe suína, lá vem a Dengue, zumbindo em nossos ouvidos. Em São José do Rio Preto, onde vim passar o Carnaval, tem-se uma média de 500 novos casos por dia. Parece até que é a cidade com a maior taxa de infecção do país. O quadro é de uma epidemia que pode se tornar uma pandemia. – Daí eu digo mas pandemia é quando atinge o mundo inteiro! Mas não: você pode ter pandemia em uma cidade, quando a doença está presente em todos os bairros, por exemplo. Ou algo assim.

Ok, e o que é que está faltando? Digo, de quem é a culpa? Do governo, que não faz a conscientização que deveria? Das pessoas, que acham que o problema não é delas? Bem, o problema é sim de todos, infelizmente. Na minha opinião, as campanhas de combate contra a Dengue tem passado a mensagem: dengue mata, dengue é um problema de todos, todos temos que combater a dengue.

Para este ano, o governo federal preparou um material bem vasto para a campanha nacional. Tem material dirigido aos cidadãos, aos profissionais da saúde e aos gestores públicos. O site www.combatadengue.com.br disponibiliza todo o material da campanha para download, além de alertar para a prevenção, os sintomas e os cuidados da doença.

Legal, mas muito governo. Poderia ser muito mais legal. Mas eu acho que nada funciona, neste caso, se não houver apoio dos meios de comunicação, como o William Bonner e a Fátima Bernardes alertando para os perigos da doença. Ou no Big Brother, ou em alguma novela. Já pensou a Luciana com dengue? Tá, lembrei agora que já teve uma novela com uma pequena epidemia de dengue nos personagens. Mas tem que ser novela das 8. E tem que ser do Manoel Carlos, que sabe dar uma drama que só.

Bem, minha admiração vai para o cartaz abaixo. Infelizmente, não sei de quando é, nem de que campanha este material faz parte. Foi o melhor até agora que eu vi.

Publicado por Lu

13 comentários sobre “Os slogans da Dengue

  1. o que na verdade não resolve nada é uma população que ainda acredita que a dengue é apenas uma brincadeira pra empregar alguma pessoas, e só acreditam que estas mesmas pessoas estão a vossa disposição para limparem seus quintais. e deixam de fazer realmente oq é necessario para combater a dengue, e outra a culpa é sempre do vizinho…

  2. Desculpe a franqueza, mas este último cartaz é de péssimo gosto: um mosquito “homem”, com mais de dois metros de altura, e além de tudo, tem cara de mosca…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s