OSCAR²

And the winner is…

O trem danou bem aqui. Algo já me dizia que o Oscar seria com cara de Academia. (Novidade, não é?!) Mas é sério. Eu tenho a impressão de que se ganham os favoritos, ninguém fica satisfeito. Por isso, todo ano sempre vai ter aquele que corre por fora. Acredite, é nele que você deve chutar.

Eu acho que a Academia quer deixar todo mundo de cara e causar falatório. Porque, convenhamos, se Avatar ganha os prêmios de melhor filme e melhor direção, todo o bafafá em torno da premiação seria reduzido à metade. Então, as manchetes seriam “Dá o esperado” ou ainda “Vence o Favorito”. Mas não.

Não digo que a Academia premia por isso, pura pirraça. Não. Mas também não a considero tão inocente que não saiba da repercussão capaz de causar. Tem horas que eu acho que todo ano são fabricados os “fake favoritos”, como se eles mesmos lançassem um boato do favorito só pra contrariar, haha. Coisa de crítico de Cinema, sabe? Adora dá o contra.

Mas vamos lá…

Começando com a apresentação: achei melhor, embora mais discreta, do que normalmente. Apesar disso, depois de Hugh Jackman no Oscar de 2009, todo mundo parece meio medíocre. Pra mim, que havia assistido a “Simplesmente Complicado”, longa com Alec Baldwin e Steve Martin, somente algumas horas antes, ficou mais divertido que o usual.

Alguns prêmios comentados:

 

Melhor filme: Guerra ao terror

Não. Eu ainda não vi “Guerra ao Terror”. Apesar disso, assisti a vários concorrentes a melhor filme. E sinceramente, acho que ali tem, no mínimo, uns 3 filmes que merecem mais. Não quero entrar no tópico Avatar x Hurt Locker porque isso não vem ao caso. Mas sério, como longa, você que já assistiu Guerra ao Terror realmente o considera melhor do que “Bastardos Inglórios”? Ou mesmo “Preciosa”? E “Amor Sem Escalas”?

Eu não sei. Não sou a maior fã de “Avatar” no mundo. Não nem mesmo se o considero o melhor filme do ano (acho que sim), mas reconheço sua inestimável contribuição à história do Cinema. Apesar disso, encaro o conjunto de “Avatar” como algo espetacular. E embora veja falhas, principalmente em algumas situações que encaro como rasas no roteiro (o que não é fácil consertar, considerando que o filme já é bem longo), eu provavelmente votaria em “Avatar”.

Isso sem esquecer a obra-prima (ao meu ver) do Tarantino. E, pelo jeito, ele vai continuar sendo esquecido pela Academia. Esquecido não. Ignorado. Se “Inglorious Basterds” tivesse um pouquinho menos de sangue talvez tivesse mais chances? Mas aí, não seria o Tarantino.

Não achei justa a premiação de “Guerra ao Terror”. Até porque toda essa atenção ao redor do filme vem dos elogios da crítica. Mas se a população considerada “leiga” tivesse gostado tanto do filme, como hoje afirma gostar, “Guerra ao Terror” teria feito mais sucesso. Eu gostaria de conhecer alguém que assistiu ao filme que logo que ele foi lançado. Que teve a chance de ver sem preconceitos ou análises, que o viu assim, de forma natural.

Porque eu acho que se essas pessoas tivessem visto ali algo tão sensacional, o boca a boca teria feito o resto. Mas não. O filme não se pagou nos EUA. E me parece agora que todo mundo vê buscando entender o que a Crítica viu.

Não digo que seja um filme ruim, longe disso, só não é meu tipo de filme. Mas às vezes acho que a Academia não gosta mesmo de blockbusters (salvo exceções, como Titanic (S2 haha) e Senhor dos Anéis e o Retorno do Rei, que levou pelos 3). Pensando nisso, eu lembrei de “Matrix”. Veja alguns dos concorrentes a melhor filme em 1999: “À Espera de um Milagre”, “O Sexto Sentido” e o vencedor, “Beleza Americana”. “Matrix” nem indicado foi. Não bastasse isso, quem ganhou foi “American Beauty”. Coisas que só o Oscar faz por você.


Melhor direção:
Kathryn Bigelow, Guerra ao terror

 

Aqui é complicado. Eu entendo os méritos da Bigelow. Apesar disso, o fenômeno que é “Avatar” só foi possível graças ao James Cameron. TUDO. E por isso daria o prêmio para ele. E ainda tem o Tarantino, né. Acho ótimo que uma mulher ganhe, mas não sei se esse era o ano merecido. E também não acho que seja preconceito. Só acho que menos mulheres competem, e, logicamente, menos (no caso, nenhuma até ontem) vencem.

Melhor atriz:
Sandra Bullock, Um sonho possível

 

Ganhei minha noite. A Sandra é, provavelmente, a minha atriz favorita. Eu gosto de TODOS os filmes que ela faz. Por isso, valeu ter ficado acordada até às 2 da manhã. Mereceu muito, e concorreu com divas como a Diva-das-Divas Meryl Streep e Royal Helen Mirren. Foi lindo ela se emocionando ao final do discurso, e, como eu disse antes do Oscar, nada mais me importava tanto quanto o Oscar da Sandra. Prêmio que veio das mãos do excepcional Sean Penn. #TeamSandra. Aplaudida de pé. E se mostrando a verdadeira Miss Congeniality.

Melhor ator:
Jeff Bridges, Coração louco

Eu confesso: até me deu vontade de ver “Crazy Heart”. Apesar de achar que o Morgan Freeman foi bem como Mandela, acho que até eu votaria no Jeff Bridges. E, assim, a disputa feminina me pareceu mais acirrada esse ano.

 

Melhor filme estrangeiro: O segredo dos seus olhos (Argentina)

#AíSimFomosSupreendidosNovamente. Todo mundo esperava que ganhasse o alemão, “A Fita Branca”. Argentina 1 x 0 Brasil.

Melhor edição (montagem):
Guerra ao terror

Melhor documentário:
The cove

 

Melhores efeitos visuais: Avatar

Hm. Acho que era até paia concorrer com Avatar nessa categoria.

 

Melhor trilha sonora: Up – Altas aventuras

 

Mais do que merecido. A trilha sonora de “UP” é maravilhosa! Embora os críticos ou aspirantes a críticos, digam que ela era a “menos ruim”.


Melhor cinematografia (fotografia):
Avatar

Injusto. A melhor fotografia era para “Bastardos Inglórios”. Impecável. (Paia… nem ouvi anunciando Harry Potter!)

Melhor mixagem de som:
Guerra ao terror

 

Melhor edição de som: Guerra ao terror

(não entendo exatamente a diferença entre essas duas categorias)

 

Melhor figurino: The young Victoria

De novo, leva um filme de época. Normal, e não que não seja merecido.

 

Melhor direção de arte: Avatar

 

Achei legal. Embora todos os concorrentes fossem bons, acho que Avatar foi melhor.

Melhor atriz coadjuvante:
Mo’Nique, Preciosa

Mara. Foi muito bem.

Melhor roteiro adaptado:
Preciosa

Fiquei feliz com essa escolha. Bem feliz.

 

Melhor maquiagem: Star trek

 

Melhor curta-metragem: The new tenants

Melhor documentário em curta-metragem:
Music by Prudence

Melhor curta-metragem de animação:
Logorama

Fiquei curiosa com esse.

Melhor roteiro original:
Guerra ao terror

Tenho minhas dúvidas. “Guerra ao Terror” me convence mais como documentário.

Melhor canção:
The weary kind, de Coração louco

Preferia alguma das músicas de “A Princesa e o Sapo”. Mas talvez seja porque eu não goste de country.

Melhor animação:
Up – Altas aventuras

 

Incontestável.


Melhor ator coadjuvante:
Christoph Waltz, Bastardos inglórios

 

Incontestável².

Bom, essas foram minhas impressões. Li hoje um cara (acho que da Folha) dizendo que não vai ser um Oscar que vai diminuir a contribuição que “Avatar” teve na história do Cinema. E concordo. Mas achei que sobrou um gostinho amargo por não concordar com a escolha. E se a crítica considerou “Hurt Locker” o melhor filme do ano, a espantosa bilheteria de “Avatar” mostra que o povo discorda.

MUITO BOM:

  • Kate Winslet, super diva, acostumada a apresentar e ganhar o Oscar, deixou de lado o “And the winner is” e voltou ao bom e velho “And the Oscar goes to…”.
  • Homenagem a John Hughes, que talvez não seja conhecido pelos adolescentes de hoje, mas que fez miséria na nossa geração. Responsável por filmes como “Curtindo a Vida Adoidado” e “Esqueceram de Mim”. Merecida. KEEEEEEEEEEEEEEEEEEVIN.Oi Ferris.
  • Sandra Bullock e seu primeiro Oscar. S2. O que valeu pra mim na noite. #TeamSandra

NEM TÃO BOM ASSIM:

  • Apresentação, no mínimo, bizarra do Tom Hanks pra Melhor Filme. Pegou todo mundo de surpresa hahaha. Ou ele é fã de “Avatar” e ficou griladenho, ou ele já queria ir embora, ou esqueceu o discurso… vai saber. Só sei que quando todo mundo se deu conta, a Bigelow já tava voltando ao palco sem saber o que tava acontecendo.
  • Esquecerem a Farrah Fawcett (ex-pantera) na lista dos artistas que morreram em 2009. Os organizadores disseram que não foi esquecimento. É que é muita gente e não dá pra colocar todo mundo… #AhamCláudiaSentáLá.
  • O lobby do produtor de “Hurt Locker” acabou funcionando hahaha.
  • A expectativa em torno de “Avatar” foi proporcional ao filme. E o tombo também. #EpicFail haha.

(Confesso: eu ri do Ben Stiller caracterizado de “Avatar”, aliás, de nativo Na’Vi)

(Acho que a temática de “Hurt Locker” sensibiliza mais os americanos do que o resto do mundo. Afinal, eu ainda tenho raiva dessa Guerra, mas é raiva dos EUA que vão atrás do petróleo alheio cheios de desculpinhas)

Sandra, brilhando muito no Oscar.

Posts relacionados:

OSCAR

Publicado por: Lê Scalia

About these ads

Sobre Lê Scalia

Mineira, corinthiana e publicitária. Apaixonada por cinema, também adora viajar: pelo mundo, por um livro ou pela vida. Às vezes irônica, sempre intolerante: a ignorância, falta de respeito e lactose. Pra mais @LeScalia.

Publicado em 08/03/2010, em Atualidades, Cinema e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 32 Comentários.

  1. Cara, se a Warner estivesse certa (naquela sua propaganda) e existisse um Oscar de ‘melhor filme de ficção científica’, Avatar teria levado hahahaha.

  2. E mais uma coisa.
    Tudo que é mto gde, que envolve paixão, tem dois lados. Por isso, Avatar tem seus fãs e seus ‘haters’. O q acontece é q qnd algm t diz q vc vai ver um filme q vai mudar a história e você acha legal, mas não acha isso tudo, começa uma “guerrinha”.

    As pessoas acham que as outras são fanáticas e aí começa a dar raiva e isso cria os pró-Avatar e os contra-Avatar. E fiquei com a impressão de que em tem raiva de Avatar adotou Guerra ao Terror.

    Nada a ver, tudo tem seus méritos.
    E sério, não se pode premiar por orçamento hein!?

  3. Afinal pq raios eles mudaram o “the oscar goes to..” para “the winner is…”?

  4. A Sandra arrasou recebendo o prêmio de melhor atriz e de pior tbm. Cara, queria ter um senso de humor desse. :)

  5. Pois é hahahaha

    suuuuuuuuper #diva S2

  6. [2] em TUDOOOOOO!!!

    Tbm não vi esse filme Guerra ao Terror, mas putz, é realmente melhor q Bastardos inglórios e Avatar? Bastardos é genial e Avatar é LINDO! #prontofalei
    premiaram o filme só pra surpreender? ou pq teve um baixo orçamento? sei lá… não entendi msm essa!

    Mas minha torcida maior msm era por ela… LINDA! DIVA! SAAANDRA!!! \o/
    ei fiquei muito tensa da hr q foram anuciaar! não pensei q ia ficar TÃO tensa! heuheuehe! e quando falaram o nome dela eu gritei internamente (afinal eram quase 2 da manhã) e fiquei comemorando sozinha feito louca! Discurso lindo… ela se emocionando, as piadinhas com a Meryl! adoreeei!
    ri mto quando ela foi na direção da meryl e a meryl foi abraça-la e ela se virou e saiu… huahauahuaha!
    ganhei a noite com a Sandra! *-*

    quanto a Up! adoreei! merecidíssimo!
    e os dois prêmios pra Preciosa tbm! gostei.

    mas enfim, alguma injustiças… a meu ver, com Tarantino e Cameron, apesar de ter ido com a cara da Bigelow e ter sido legal uma mulher ganhar pela primeira vez, tbm acho q esse ñ era o ano dela, mas falaram tanto nesses ultimos dias q eu ñ me surpreendi (no de diretor, no de filme eu choquei). E alguns prêmios merecidíssimos… é o Oscar né? é quase (?) sempre assim.

    ah, e o q foi msm aquilo q o Tom Hanks fez?? o tempo tava acabando? não entendi… o_O

    • #fatao HAHAHAHAHAH

      daqui a pouco comento direitinho!
      adorei seu comentário Ruti :D

    • o tempo tava acabando! auhuahauhua muito bom!!! auhauhauahuahauhauahauhau foi bem #fail né… #porratomhanks
      geeeeeente, vi Preciosa… é lindoooooooo! a Mo’Nique tá incomparável, gente! Muito foda!!!! Muito muito foda!!!!! O roteiro é mesmo muito bom, a montagem tb, excelente!!! Eu não me importo com orçamento, mas Preciosa filme tá muuuuuuito na frente de Hurt Locker!

    • Bom, concordo com você Ruti. Em tudo.
      E você concorda comigo hahahahaha.
      Eu tbm fiquei mtooo tensa qnd foram anunciar melhor atriz. Eu já tava prevendo eles dando o Oscar pra Preciosa (q é uma graça e tem futuro, mas sério, esse era da Sandra!).
      Quando o Sean Penn disse: “And the winner is… Sandra Bullock” eu mal acreditei! E confesso que dei um gritinho histérico hahahaha.
      O discurso dela foi maraaaaaa… emocionante e divertido. E foi o que valeu meu Oscar, mesmoooooo.
      Ela e a Meryl hahaha S2

      Verdadeira Miss Simpatia, sério!

      E UP foi gracinha, como sempre! Muitas injustiças mesmo… mas acho que o Tarantino tá acostumado hahahahaha.
      É sempre assim msm. Mtos prêmios bem entregues e mtos só pra criar alvoroço.

      Tom Hanks roubou a cena no anúncio de melhor filme haha.
      Bjo :]

  7. ahahaha eu prefiro que a cena do melhor filme fique com o tom hanks do que com hurt locker. HUAHUAHUAHU
    eu estou me tornando uma “hater” de hurt locker. nem ligo. HAHUAHUAHUA

    ah, eu derrubei umas lágrimas com o discurso da sandra… nao fosse a merda da traduçao simultânea – que atrapalha, mesmo a da globo sendo meeeeelhor que a da tnt – eu teria durrubada muitas mais hahahahah

    • foi lindo o discurso dela, né????? aliás, foi PRO: engraçado e emocionante ao mesmo tempo!!!

    • Gente gente.. a Sandrá é o máximo. Imbatível. E realmente… a tradução só atrapalha hahaha foi liiiiindo!

      Vcs viram q hora q ela levanta,ela vai até a Meryl Streep e qnd a Meryl levanta pra abraçar ela, a Sandra dá um olé e deixa ela no vácuo?! hahahahaha é mto engraçado

  8. gente puxa saco dos blogueiros deus do céu melhor atriz onde heim??????? me diz q merda ela fez na vida q merecesse algo … ah vaum crescer e isso naum eh falta de respeito soh a opinião da maioria das pessoas olhem pessoas comentando pessoas importantes q naum estão nesse mundinho minúsculo de vcs dá licença sandra porcaria

    • Valeu pelo comentário ;]
      Assim como você tem a sua opinião, nós temos a nossa.
      Mas realmente, em momento algum, você faltou com o respeito. Ó, 10 de educação e articulação pra você.

    • UHAuhaUHAuhaUHAuhauHAUhauHAUhaUHAuhauHAUhauHAUhaUHAuhaUAHuahUAHuha
      olha o nível do comentário! UHAuhaUHAuhaUHAuhaUHAUahUHAuaha
      ai gente, ri demais!! hahahahahahahahaha
      A Sandra Bullock ganhou Oscar por THE BLIND SIDE… se vc ainda não viu o filme, por favor não passe vergonha desse jeito!

    • que emocao, é a primeira vez que alguém me chama de… blogueiro.

      lia, se voce acha que ela nao merece como atriz, pense que pelo menos como pessoa ela merece. e se continuar nao achando, engula o amargor.

      e se engasgar, saúde!

  9. a gente nao pode esquecer que o lancamento de avatar estava envolto de uma propaganda absurda (com razao, claro, ja que foi inovador, etc etc e tudo que todos sabem) e hurt locker nao teve este investimento… entao é complicado dizer que este deveria ter mais sucesso na estreia se a galera realmente gostasse dele… as pessoas nao tiveram a chance de saber de sua existencia em sua real estréia, eis o problema.

    como já disse: ainda bem que existe crítica pra nao deixar estes filmes passar despercebidos. porque, vá, ele vale no mínimo ser visto ;)

    • Sim, Ti. No mínimo vale ver. E concorrer ao Oscar já fez isso por ele. Não precisava e nem merecia ganhar como MELHOR filme do ano.
      Até porque, ngm ali teve a promoção que Avatar teve e todo mundo foi pelo menos razoável na bilheteria.

      Agora, um filme de 11 milhões que não se pagou…? Ah, Ti… isso me parece mtooo pessoas que pagam pau da crítica, ou que ficam procurando qualquer coisa de bom no filme. Todos têm… mas e aí, vendo sem crítica e sem nada, antes de todo o bafafá pago pra ver qm diria ‘esse é o filme do ano’.

      • ótimo ponto: ninguém realmente falaria este é o filme do ano. e com certeza isso aconteceu com avatar.

        só pra deixar claro, nao acho que hurt locker mereceu ganhar, só nao acho que é um filme ruim e nao merecedor de estar entre os… 10 huehauha (ja que a academia fez esta parada sem nocao este ano, quem sabe para bombar a bilheteria ou venda de 10, embora sempre só 2, 3 que fiquem no páreo… so pode ser isso). e tu sabe que por mais que eu nao concorde, faço uma leve defesa para rolar uma discussao boa (que fique aqui bem registrada esta palavra.. boa. haha)

  10. Se engasgar saúde hahaha.

  11. espera só a gente lançar a Bebel em inglês!!! uahuahauhauahauhauahau
    geeeeeeeeente, se NINGUÉM quiser dublar… eu dublo… mas de qq jeito o Ti tem duas falas, a Gabi 1 e o Dan tem o finalzinho. E eu tenho uma fala, a do dentista… hahahahaha vai ser legal gente!

  12. katia coimbra

    Todos sabem que a academia e um grande negocio, e a grande tacada de marketing das superproducoes, resta saber quanto o governo americano pagou para que fossem dados tantas estatuetas para guerra ao terror, mais um filme vendendo a imagem do militar americano salvador do mundo e, o que e pior, defendendo essa guerra infame e interesseira dos americanos, que nunca revelaram, nem permitiram ao mundo revelar quais a verdadeira causa da invasao do Iraque, a qual foi o fato desse pais pretende,em 2001, mudar de dolar para euro as operacoes de venda do seu petroleo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: