As propagandas da propaganda

“Publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial. Basicamente, conseguir convencer que algo ruim não é tão ruim e que você precisa daquilo.”

Ok, a citação acima foi retirada da Desciclopédia, mas não é de hoje que escutamos críticas relacionadas a propaganda. Os publicitários criam necessidades, enganam o consumidor, convencem que o doce é salgado, incentivam o consumo excessivo de produtos, manipulam a informação (esta também cai no colo dos jornalistas) e o que mais? Ah, claro, também disceminam o vício humanóide por Coca-Cola através de complexas mensagens subliminares.

Além dos “Propaganda é responsável por todas as mazelas do mundo”, existem os incrédulos. Não acreditam que atitudes podem ser influenciadas por um spot de 30 segundos, ignoram a propaganda no maior estilo “Aham Cláudia, senta lá”.

Com tantas pedras apontadas para a publicidade, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade e a Associação Brasileira de Anunciantes saem em defesa da vilã do capitalismo. Utilizando-se, claro, de propaganda, buscam comprovar que esta ferramenta funciona e faz a diferença não somente nos negócios, mas nas vidas das pessoas.

Veja os vídeos e as ótimas campanhas impressas:

Publicado por Tiago Pizzolo

About these ads

6 comentários sobre “As propagandas da propaganda

  1. aaaacho que a que eu mais gostei foi a última, dos carrros. Olha, podem criticar, mas a Publicidade só mostra aquilo que o consumidor quer ver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s