Os Novos Beatlemaníacos

09/09/09 – Beatles Day

Dia do lançamento de um dos principais games de 2009: The Beatles RockBand. Dia do lançamento de todos os álbuns dos beatles, agora remasterizados. Dia do lançamento da maça digital da Apple Corps, a antiga gravadora fundada pelos Beatles.

Os Beatles são a maior banda de rock de todos os tempos. Produziram arte de maneira acessível. Venderam músicas com melodias memoráveis e grudentas. Mas fizeram isso há 50 anos. Para os mais jovens, Beatles poderia ser aquela banda que o pai escuta de vez em quando. Sem uma curiosidade musical, poucos jovens se arriscariam a comprar um álbum dos Beatles em vez de comprar um álbum do U2, por exemplo. Talvez até porque cada vez menos jovens comprem álbuns de música no formato tradicional do CD. Quando muito, compram o mp3 pela internet. Senão baixam por torrents e P2Ps.

Portanto achei muito legal a maneira como foi lançado o Beatles RockBand. E a maneira como foram relançados os álbuns clássicos dos Beatles, com as capas clássicas e mini-documentários, foi ótima. Mas aqui vou me focar no jogo.

Quer jogar?

Bom, notícias sobre o RockBand dos Beatles circulavam desde o começo do ano passado. Muita expectativa foi gerada para a apresentação na E3, grande (senão a maior) feira de jogos. Então veio a apresentação: Ninguém menos que Paul e Ringo estavam lá para dar seu aval e apresentar ao público um vídeo de 2 minutos com imagens (e músicas) do game. Yoko e a viúva de George também compareceram.

Este foi o teaser. Vamos para as mídias tradicionais.

Na TV foi circulado um comercial (abaixo) bem original. Não exatamente pela idéia. Mas porque continha trechos de filmagens dos Beatles nunca antes vistas.

Aí veio o rádio. Foi muito mais uma ação dos RPs, já que conseguiram orquestrar ações simultâneas em programas de rádios diferentes. Infelizmente não tenho dados mais concretos, mas achei legal influenciar rádios pra que toquem músicas dos Beatles perto do lançamento do jogo e dos discos remasterizados.

Na Web, as ações foram corretas. Nada exagerado. Mídias sociais foram utilizadas de maneira limitada. O site ficou com um design belo pra caramba, e com muito conteúdo de qualidade. Destaque para os vídeos e os comentários sobre a banda.

Mas teve uma ação diferente que eu gostei muito. Ela consiste, basicamente, em promover noites de RockBand em bares e lanchonetes. Funciona assim: você, dono de um bar ou lanchonete, com espaço livre, quer melhorar o movimento de seu estabelecimento. Ligue (já) então para a Harmonix e consiga seu RockBand dos Beatles com posters e etc para você promover sua própria Beatles Night. Eu curti. Não sei você, mas eu achei legal… Pena que não rolou aqui no Brasil.

Bom, sumarizando: Planejamento bem muito bem desenvolvido, estratégias velhas e novas, mas muito bem executadas.

Resultado financeiro: Um dos maiores blockbusters do ano, com mais de 1 milhão de cópias vendidas até o final de 2009. Isso sem contar os downloads de músicas extras.

Resultado final: Novos fãs para os Beatles e sua música inovadora e atual, mesmo depois de 40 anos da dissolução da banda, mostrando quão bons eram os caras. Por um período de 2009, a beatlemania voltou. Não com toda sua força, afinal garotas agora só ficam histéricas por vampiros fajutos.

E vejam os vídeos no site do The Beatles: RockBand. Muito bons demais.

Ah, e é engraçado ver como ainda a indústria musical se utiliza de artifícios inaugurados pelos Beatles, né? Vide o cabelo do Justin Bieber…haha…

Publicado por Daniel Bileski

About these ads

Publicado em 14/05/2010, em Cultura, Internet, Publicidade e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Bom, eu sabia que esse post era do Dan.
    Mas eu tive mais certeza qnd ao invés de ver ‘publicado por Daniel’ eu vi.. NADA hahahaha.

  2. ow, não sabia desse jogo! Precisoooo hehehe mto legal..

  3. e assim se faz mais uma geração que gosta de Beatles!

  4. BEATLES MADE OUT.
    A partir do dia 4 de setembro teremos a BANDA BEATLES MADE OUT na programação fixa do RESTAURANTE VACA ATOLADA todos os sábados a partir das 21h.
    A banda apresenta um repertório com músicas das 3 fases dos BEATLES: iê,iê,iê, fase psicodélica e ainda músicas das carreiras solos.
    São mais de 4 horas de show!
    O Restaurante fica na AV GOMES FREIRE 533 – LAPA. As reservas podem ser feitas pelo telefone 2636-8140 e o preço do ingresso é de apenas R$10,00 por pessoa.
    Maiores informações: http://www.botequimvacaatolada.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: