Perdidos…

Este post pode (e deve) conter spoilers.

Os Perdidos são eles, e nós...

Acabou! Se você tem bom humor também deve estar rindo. Se não tem, então deve estar pensando que os roteiristas de Lost estão rindo da sua cara. Por quê? Bom, basicamente porque Lost acabou, em um final a la Sopranos, com várias (muitas) perguntas deixadas em aberto.

E o que isso quer dizer? Bom, quer dizer que, se você não levava Lost tão a sério, foi um final tipo: “Acabou! Uau, que final legal. Ah, vou comer um sanduíche e pensar um pouco.”

Se você é um fan um pouco mais fiel, que não perdeu sequer um episódio de Lost, fica procurando referências em cada episódio, discute teorias mirabolantes sobre mundos alternativos e o escambau, bom, você deve ter ficado meio decepcionado. Tipo: “Acabou? Sério? Ahn? Não, não! E as minhas teorias mirabolantes sobre mundos alternativos e o escambau? O que eu faço com elas agora??”

É, acabou assim. Em um cálculo meio assim, por cima, acho que eles responderam uns 10% das perguntas dos fans. Numa perspectiva otimista.

Não quero mais ver essa logo por um bom tempo

Mas eu achei o episódio final muito bom. Me surpreendeu, teve momentos piegas, como todo final de temporada, momentos de suspense, e, no final, um certo alívio. Também, com duas horas e meia de duração, esse episódio tinha q ser bom.

Ainda está difícil tirar muitas conclusões sobre Lost. Enfim, foram seis temporadas moldando personagens, criando situações impossíveis, romances, mais situações impossíveis, e resolvendo algumas situações, as menos impossíveis. Foram seis temporadas no mínimo divertidas. Fiquei muito “de cara” com vários personagens, como o mala Lock, quando ainda estava vivo; ou com dó, como dos momentos Charlie e Claire; passei a gostar de outros personagens, como Sawyer e a Juliet, e até do Ben; e passei a duvidar que um dia fosse entender o que se passava na cabeça dos roteiristas.

Acho que Lost começou como um sci-fi de qualidade e acabou como um Friends sobrenatural. Sendo este último episódio um bom exemplo do sobrenatural. Agora, convenhamos, essa é uma saída um tanto mesquinha. Lidelof e Cuse tiveram seis temporadas para bolar respostas. Mas acho que preferiram bolar perguntas nesse meio tempo e no final botar a culpa no sobrenatural.

Finalmente, Lost foi uma boa série, com um elenco ótimo, tramas cativantes, uma idéia diferente, e muitas perguntas para ativar a curiosidade natural do ser humano pelo inexplicável. Mas duvido que Lost, agora morta, vá descansar em paz, como seus personagens.

A luz que ninguém viu até os últimos episódios

About these ads

Publicado em 24/05/2010, em Cultura, Séries e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 53 Comentários.

  1. Uai, Dan… vc não gostou??? uahauhauahauhauaha
    como eu já escrevi por email o que eu achei, vou só colar aqui, pq é muita coisa! auhauhauahau

    MUITOS SPOILERS!

    O episódio foi lindo, um clima de despedida, muito bonito!
    O fato de eles estarem mortos é, apesar de não ser surpreendente, a melhor resposta para TODOS os mistérios da série.
    Pelo que eu entendi, eles não estavam mortos na ilha, desde que o avião caiu… e isso deixaria margem para alguns mistérios da ilha ainda sem explicação…
    na verdade, é assim.. a última cena parece cena de úlitmo capítulo de novela do manoel carlos! eles se encontram todos numa igreja, depois de descobrirem a verdade, e se preparam para seguir em frente. Como nem todas as pessoas do elenco estão entre as pessoas da igreja, eu presumi que o resto não morreu! só estão lá as pessoas que morreram durante a série… de uma maneira ou de outra.
    esse raciocínio me impede de xingar os produtores, que descartaram a ideia de que eles estariam todos mortos desde o início e que a ilha era tipo um inferno ou céu ou sei lá o que. uahuahauhaauhuahauahuaahuahauhau
    mas realmente, essa solução não foi uma solução extraordinária, foi muito fácil. particularmente, prefiro que tenha sido assim – explicando muitos dos mistérios, se não todos, pelo fato de eles estarem mortos, inclusive e principalmente a linha paralela de tempo – do que um outro final onde não seria possível explicar os mistérios.
    foi um final feliz, acho que isso é o mais importante!

    • eu tava pensando. Bom, eles morreram. Mas para ir para o céu, ou seja lá o que for, eles precisariam passar pelo limbo, a ilha.
      Ali eles foram transformados, e todos puderam sair dali para algo melhor, o outro universo.
      Quando todos tivessem percebido isso poderiam “ir” juntos.

      Mas não explica eles terem saído da ilha antes.

      Aí entra o negócio do sobrenatural mesmo. A ilha realmente existe, eles caíram lá mesmo, sobreviveram, e depois de todo o rolo, morreram.
      Aí se encontram no outro limbo, ou no outro universo. Aí quando percebem quem foram, eles podem “ir”. Menos aqueles que não perceberam ou que ainda tem pendências, como o Ben, com sua filha, ou o Daniel, com a Charlotte.

      Ah, sei lá. Tem tanta coisa no meio disso tudo q fica beeeem complicado. Tem tb o q o Michael falou no meio dessa temporada, etc.

  2. meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu
    eu achei q fosse a Lú q tivesse postado hahahaha, antes de qq coisa, parabéns Dan. Por ter cumprido sua promessa hahahaha
    agora o meu comentário, q tbm foi um email e será colado:

    Eu acho um final digno, pq estando mortos tdo pode acontecer.. mas acho paia pelo fato d achar q isso não tinha acontecido sabe?
    Depois q eles negaram, achei q n fosse msm ser isso (msm saindo aquele roteiro lá q dava margem pra pensar nisso).
    É a única solução pros mistérios… eu acho… ‘solução’ né? Mas achei mto Caverna do Dragão hahaha, tenho bastante curiosidade pra saber o q foi feito nos outros dois finais.. se eles estivessem vivos, como fiiiiica???
    #curiosa
    Na real, eu acho que a ÚNICA resposta possível é eles estarem mortos. Tipo, nenhuma outra poderia explicar… certo?
    Mas eu jah n esperava q fosse isso pq eles tinham dito q n era.
    Ah velho, tá vendo, se eu tivesse visto soh isso eu iria entender hahahahahaha

    Msm eles estando mortos.. os números têm sentido? hahahaha

  3. “Acabou! Se você tem bom humor também deve estar rindo. Se não tem, então deve estar pensando que os roteiristas de Lost estão rindo da sua cara. Por quê? Bom, basicamente porque Lost acabou, em um final a la Sopranos, com várias (muitas) perguntas deixadas em aberto.”

    Eu tô rindo do seu post, Dan hahahahaha

  4. Dan, achei seu post EXCELENTE. Sério.
    Nossa, achei msm hahaha. Super coerente. Mandou bem!

    E, meu.. dada a situação, acho q n tinha mais jeito. A morte era a única explicação ‘plausível’.

    • eles já tinham ido tão longe que precisavam apelar, né? haha… fazer o q…
      agora vou esperar a nova temporada do Dexter.

  5. muito bom o post mesmo!!

    ah, lembrando aqui, a piadinha do episodio:

    - Who die?
    - A man named Chrisian Shepherd.
    - Christian Shepherd? Seriously?

    UAHuahUAHuahUAHuahUHAUhauHAuhaUHAuhaUa

  6. Ah, e Lu, eu gostei do final. Mas fica um gosto meio amargo, pq eles não responderam praticamente nada. Mas tb, no final, não tinha mais como responder sem levantar mais tantas outras questões…haha…

    • é, eu concordo.
      eu gostei bastante até, achei que eles solucionaram de uma maneira muito digna, o episódio é extremamente bem feito, e dá a impressão de ser cuidadosamente planejado desde a 1ª temporada. mas isso é só uma impressão, eu sei! uahauhauaha

    • acho que a questão é JUSTAMENTE essa.
      Não dava pra responder. Não dava pra explicar.. a única explicação seria tdo mundo morto e foi isso q fizeram. Se bem q eu n vi hahaha até onde eu vi as coisas n eram sobrenaturais hahaha então não vou me envolver.

  7. Ainda não assisti… Estou sem assistir uns 4 episódios dessa última temporada (culpa do TFG), mas quando meu amigo me contou do que se tratavam esses episódios, eu fiquei BRAVA!!! Sim, brava! Porque essa última temporada poderia ter sido destacada de Lost facilmente que não ía fazer falta nenhuma!!!

    Tudo que surgiu nela foi novo, nunca antes mencionado, e nem posteriormente explicado… Foi TACADO! Um monte de informação nova TACADA (vide aquela ***** de templo com aqueles milhares de hieroglifos), e no final das contas, nem foram utilizadas pra explicar nada do que já tinha sido dito antes… Tipo… Ahn? Pra quê?

    Achei forçadíssimo… Tudo! Inventado de última hora… Como meu amigo descreveu, “aluno da FAU às 16:55 horas na porta do departamento de projeto fazendo qualquer coisa de qualquer jeito só pra entregar antes que o departamento feche às 17:00 horas”… E apesar de não ter assistido, eu concordo com ele!!!

    E agora esse final Caverna do Dragão Manoel Carlos… Bah! Sério? É assim mesmo que acaba? E um monte de gente achando lindo…

    Na boa, ultimamente, pra justificar a falta de sentido de estarmos no décimo episódio da sexta e última temporada e ainda nos encontrarmos sem METADE das respostas, começaram com um papinho de que Lost era mais do que resolver mistérios, era uma série sobre pessoas, sobre suas dúvidas, seus medos, suas decisões… ME POUUUUUUUUUUPEM!!! Se não fosse pelos milhares de mistérios, eu aposto que 90% dos fãs não seriam fãs, assim, FÃS, de discutir teorias, de esperar até de madrugada pra baixar o episódio, pra esperar ansiosamente a próxima semana só pra ver Lost de novo… As pessoas e suas personalidades eram secundárias na história… Não desimportantes, mas secundárias…

    Porque eu tenho certeza que muito mais divertido do que descobrir que ohhhh, a Kate e o Jack se casaram e viveram felizes para sempre, era descobrir que DIABOS era a ilha, a estátua, o templo, o Adão e Eva, os números, os hieroglifos, o Black Rock, porque o Alpert não morria, etc, etc, etc…

    Enfim, fica meu desabafo de fã FRUSTRADA, que agora, mais do que nunca, só vai baixar os episódios que faltam quando eu terminar esse TFG! Hunf!

    Beijinhos!

    • Eu tenho direito a rir? hahahahahaha
      Pq assim, se eu tivesse visto a série até o fim, eu acho q estaria assim hahahahahahahaha. Fia, jah disse, eles morreram. Isso teoricamente explica tdo :P

    • hauahauhauhuaha calma, Milis!
      realmente, Lost não é uma série sobre pessoas! uhauhauaha eu demorei muuuuito pra gostar de algum personagem da série! hj mesmo, assistindo à finale, pensie comigo “acho que o Hurley é a única pessoa de Lost que eu NUNCA odiei” uahauhauahau pq é verdade… já odiei todos os personagens! o que mudou nessa última temporada foi a maneira como transformaram o Jack em um personagem carismático. Ele é o herói da série, mas nunca foi simpático! ahuahauahua

      agora, acho q vc deve assistir e se acalmar… hahahahaha
      o final foi muito bonito… e considerando que Lost se transformou em uma série de coisas sobrenaturais… já sabia e já tinha me conformado de que MUITOS mistérios não seriam respondidos… inclusive alguns que já foram supostamente respondidos… tipo o do Locke-fumaça… descobrimos o que é a fumaça, como ele virou a fumaça.. tudo isso… alguma vez essa explicação foi racional? não, não pq não há nenhuma explicação para uma pessoa virar um monstro de fumaça. as respostas passaram a ser dadas de acordo com a nova premissa da série: de fatores sobrenaturais…

      particularmente, acho que esse final, embora fraco, foi muito bem executado, e dessa maneira, pôde explicar muitos dos mistérios… e como o Dan disse, eles não poderiam terminar de outra maneira sem levantar mais questões…

      • Eu achooo que não tem nara demais com o final Manoel Carlos ué hahahahaha, na real, Lú, eu gostava do Jack!
        Eu gostava razoavelmente de todo mundo, MENOS do Locke. Eu odiava ele com todas as forças do meu ser.

  8. eu nem ligo pra os mistérios não respondidos… eu sabia q ia ficar muuita coisa sem ser respondida e já tinha me conformado com isso… o que queria ver mesmo era uma final decente pra os personagens, queria um episódio emocionante, LINDO mesmo, cheio de tensão, claro, mas com surpresas, reencontros, I love you’s, beijos, abraços, gente chorando, gente se despedindo, gente se reencontrando, gente morrendo… E teve tudo isso… a cada referência a uma cena marcante de alguma temporada anterior eu gritava, cada vez que alguém se lembrava eu chorava… chorei demais no reencontro de Sawyer e Juliet, meu casal preferido da série. Chorei demais com aquele finalzinho… o jack andando pelos bamboos, enquanto na outra “realidade” eles se encontravam, e o jack fechando os olhos no fim… perfeito. Mas quando eu percebi que ia terminar assim fiquei torcendo pra cena durar mais… pra ele não cair no chão e não fechar os olhos tão cedo, porque eu sabia que seria o fim. Eu tô com dor de cabeça de tanto chorar… foi um final LINDO LINDO LINDO… digno de uma série que fez história como Lost. Pode nem ganhar emmy nem nada… nao me importo, tbm não me importo com quem não gostou. tem todo o direito. eu sei que EU adorei. E não me arrependo nem um pouco desses 4 anos enlouquecendo com essa série… eu assistiria tudo de novo.

    • Velho, meus amigos gostaram, pra mim isso já tá bom hahahaha. Menos a Milis, claro haha. Agora sabendo tuuudo, talvez eu veja os episódios resumo das temporadas e o final.. acho que dá pra entender :P

  9. Final alternativo mto bom hahahahaha http://www.youtube.com/watch?v=bJ9z1CbbhaY

  10. eles nao estavam mortos lets, eles estavam mortos soh na realidade paralela, durante tda a trama eles estavam vivos, e foram morrendo com o tempo.

    • Agora eu entendi hahaha depois da nossa troca d DMs hahaha.
      Mas bom, então voltamos à explicação sobrenatural e mta coisa em aberto. Eu tinha achado confuso, tinha certeza q tinham morrido com a queda do avião.. acho q entendi agora.

  11. tt q o pai do jack fala “uns morreram antes d vc, outros bem depois …” se tivessem morrido na queda do aviao, teriam morrido todos ao mesmo tempo.

    • Lailis, eu fiquei com essa dúvida… lembra que no 1º episódio o pai do Jack aparece na ilha? e tem o Hurley que sempre viu e falou com mortos… as explicações seriam melhor se eles tivessem morrido com a queda do avião… mas faz sentido a realidade paralela ser a parte em que eles estão mortos… ahahaha e agora?

      • Pois é, pensando bem, acho que eu gostaria até um pouco mais do final se eles tivessem morrido com a queda e a ilha fosse uma espécie de purgatório…

  12. ah, gostei do post hehe

  13. HAUhuAHuhAUhAUhAUHauHA! Também quero dar risada!

    http://www.treta.com.br/2010/05/porra-lost-porra-corinthians.html

    Ótemo! =D

  14. o Dan cria tags subjetivas! uahuahauha ri demais!

    “acabou!”, “perguntas e poucas respostas”

    uahuahauhauhauahauhauahau

  15. Faim (Barney)

    Bom… deixa o expert falar. (Talvez esteja falando o que já falaram aqui… mas fiquei com preguiça de ler)
    Seguinte, galera… Logo após a exibição do último episódio nos EUA, o programa do Jimmey Kimmel foi especial de LOST com grande parte do elenco. Logo no início do programa, o final é explicado pelo Matthew Fox (Jack).
    Muitas religiões acreditam que quando a pessoa morre, ela passa por um estágio de transição, e para que isso se concretize, os recém-mortos precisam do “guia” de alguém que já morreu antes, e que tenha feito parte da vida dessa pessoa. O flash sideways nada mais é que esse período de transição entre vida e morte dos personagens, que quando tocam ou presenciam uma cena vivida, relembram de tudo que aconteceu e caem na real (que estão mortos).
    S06e01: Turbulência… Jack segurando na cadeira… Rose fala pra ele “you can let go now”. Ela já está tentando fazer ele se tocar que ele morreu.

    Discordo do post dizer que poucos mistérios foram resolvidos. Pelo contrário… Muitos mistérios foram solucionados… Alguns não precisaram ser esfregados na cara do telespectador como “aqui ó! isso aconteceu por isso!”… é só pensar um pouquinho mais que dá pra entender.
    Quanto a criticar o fato de deixarem para o sobrenatural responder, em nenhum momento avisaram que a série foi baseada em fatos reais… como você mesmo disse: é Sci-fi. Ou você vai me dizer que não se conforma que em Smallville o super-homem voa ou que em Heroes os caras tem/tinham poderes… Posso citar outras… Flashforward, e Fringe com seus experimentos mirabolantes.
    Criticar dessa forma um final tão sensacional é desculpa pra quem não entendeu.

    • Ô Barneyyy, você me confundiu DE NOVO (eu achei que finalmente tivesse entendido!) hahahaha.
      Eles morreram qnd o avião caiu ou foram morrendo na ilha? Eles falaram sobre isso no programa lá?!
      E sim, a série é sobrenatural, boa comparação com Fringe…

    • baaaaaaarney, eu entendo e concordo com vc, MAAASS, pelo que eu entendi, eles não morreram com a queda do avião! Eles deixaram isso claro na entrevista?? No link que eu passei, tem algumas considerações feitas por uma colunista do E! sobre o final de Lost. É bem interessante ler, tá mastigadinho uahuhauaauhauahuaha Vou colocar alguns aqui:

      * É fato que todos estavam vivos durante todo o período em que viveram na ilha. Os seis (oceanic six) que conseguiram deixar a ilha, realmente o fizeram e realmente retornaram à ilha depois. Aqueles que ficaram, viajaram no tempo de fato, até voltarem ao presente.

      * A ilha não era um purgatório.

      * O que eles viveram durante os “flashsideways” foi uma realidade individual após a morte de cada um. Também não era o purgatório. Era um local onde eles precisavam se encontrar, para que pudessem esquecer e seguir seus caminhos. Como Christian Shephard explicou: “Esse é um lugar que vocês fizeram juntos, para que pudessem se encontrar. Você precisa deles e eles precisam de você.” Jack pergunta: “Para que?” e Christian responde: “Para esquecer e conseguir em frente”.

      * Kate, Claire, Lapidus, Sawyer, Miles e Richard deixaram a ilha e devem ter vivido suas vidas fora da ilha (fato que muitos fãs sentiram falta de ver – como aqueles que saíram da ilha viveram). Algo que prova que eles realmente viveram muito tempo depois é quando Kate fala a Jack o quanto ela sentiu sua falta. Essa saudade que ela sentiu foi exatamente do tempo em que ela estava viva, fora da ilha, sem ele.

      * Hurley e Ben viveram na ilha por muito tempo, sendo Hurley o novo Jacob, e Ben o novo Richard. Quando os dois se vêm do lado de fora da igreja, Hurley diz que Ben foi um ótimo número dois e Ben diz que Hurley foi um ótimo número um. O que nos faz pensar que finalmente houve redenção para Ben.

      • Lú, acho q esse seu comentário foi o mais didático ever pra mim hahahahaha.
        AGORA eu posso dizer que entendi. Qnd eu finalmente assistir, vou entender t-u-d-o. Ou qse tudo hahaha.

    • uahuahauhaua barney, vc me mata de rir com a sua modéstia… ahuahauhau “deixa o expert falar”

      AHUAHUAHAUHUAHA

      :PPPP

    • Barney, eu ainda acredito que poucos mistérios foram solucionados. Não que isso faça diferença agora, mas foram 5 temporadas de mistérios e só uma com respostas mais claras. Não é questão de não querer pensar, mas questão de curiosidade mesmo. Não influencia nada, mas eu queria saber outras coisas sobre a ilha, os números, etc. Só por curiosidade mesmo. E isso, no final, não foi respondido.

      Em nenhum momento, realmente, falaram que a série era baseada em fatos reais. Mas ela sempre relacionou fatos científicos com religiosos. Sendo Sci-fi, eu pensei que tomaria o rumo da ciência. Mas acabou indo para um lado sobrenatural.

      Eu entendi exatamente o que você entendeu do episódio e da série. Criticar minha crítica como de alguém que não entendeu é supor que opiniões são melhores ou piores, quando na verdade, se feitas de maneira equilibrada, são apenas opiniões “diferentes”.

      E continuemos com nossa vida pós-lost. Esperando a nova temporada de Dexter.

  16. Rá to chegando atrasada aqui…não acompanhei mais as atualizações pelo twitter e só vi o final de Lost ontem…

    Tipo, eu só percebi que os mistérios não iam ser todos resolvidos quando faltavam 20 min pra acabar e nada tinha sido revelado hehe

    Mas tpo, mesmo tendo acompanhado todos os episódios (na 1a temporada tive até um probleminha pq eu virava noites assistindo e meus olhos ficavam muito ressecados =/ tive que usar colírio por um tempo) e mesmo tendo tantas dúvidas quanto aos mistérios, achei que o final foi tão bom que superou tudo isso… claro que depois que terminou eu fiquei discutindo teorias mirabolantes com o Rômulo… mas não fiquei decepcionada… achei muito bom e inclusive chorei…

    mas quando vi os autores da série dizendo que Lost era uma série sobre as pessoas… afe achei bem improvisado aquilo… e tb não acho que eles tinham pensado nesse final desde o início… mas sinceramente, isso não me interessa hehe eu gostei mesmo assim….

    agora vou dar uma bisbilhotada nas comunidades afins pra ver quais as teorias estão surgindo pra explicar os milhares de mistérios…

    Mas Lu, como assim “o que mudou nessa última temporada foi a maneira como transformaram o Jack em um personagem carismático. Ele é o herói da série, mas nunca foi simpático!” ??? Ele sempre foi o queridinho…. um xuxuzinho hehehe

    Ah, e só pra esclarecer a dúvida em relação ao pai do Jack ter aparecido no 1º episódio.. era a “fumaça” que tinha “encarnado” no corpo dele… isso foi citado nesta última temporada, acho que pelo Jacob ou pelo próprio monstro…

    é isso!

    Adorei o post!

    Beijos

    • Faim (Barney)

      Então… modéstia sim.
      Talking about Ben e Hurley, no DVD/Blu-ray vai ter 20min extra dos 2 vivendo na ilha :D

      • aaaihnnn que legaaaaal!
        mas então eles não estavam mortos desde a queda do avião mesmo! foi igual a colunista do E! falou! :D

  17. “Porém no final das contas, muitas explicações que esperávamos pareceram irrelevantes diante da grandeza do episódio.”(do link do cineseries citado acima) É isso mesmo! resumiu perfeitamente!

  18. depois fiquei pensando que talvez eles quisessem fazer uma série sobre pessoas desde o início mesmo… só usaram os mistérios (que não eram exatamente só pano de fundo né) pra prender a nossa atenção… se fosse uma historinha normal, sobre pessoas, não teria audiência… talvez…

  1. Pingback: Os vampiros de Mystic Falls « Biscoitos Sortidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: