Você quer fazer Publicidade?

Há algumas semanas, preparei uma apresentação sobre o curso e a profissão do publicitário para os alunos do 3° ano do Ensino Médio da Coopen, de São José do Rio Preto. Achei tão bacana o evento, que quero disponibilizar aqui no blog um pouco do que foi dito lá sobre Publicidade e Propaganda.

Bem, o curso é, na verdade, uma habilitação de Comunicação Social, que engloba também os cursos de Jornalismo e de Relações Públicas, entre outros, nem tão comuns. Na maioria das universidades, você pode sair graduado em duas dessas habilitações, apenas com 1 ou 2 anos a mais de estudo. Chama-se permanência.

Ainda sobre o curso de Comunicação, é importante dizer que se trata de uma ciência interdisciplinar, portanto, você vai encontrar, nas grades curriculares, disciplinas relacionadas às áreas de Psicologia, Sociologia, Filosofia e Antropologia. Às vezes, até Estatística tem.

O curso tem uma base teórica comum a todas as habilitações de Comunicação. Essa teoria é muito importante e também muito legal, se você realmente gostar da área. Mas o estudante de Publicidade normalmente está interessado no mercado e não na Academia. Por isso, vamos falar também sobre essa profissão.

O mercado de trabalho é vasto. Por exemplo, se você for para a área de Marketing, você poderá trabalhar, simplesmente, em qualquer empresa que possua um departamento de marketing. Ou um departamento de Comunicação. Mas o mais comum mesmo é Agência de Propaganda.

O funcionamento de uma Agência é tema suficiente para um outro post, por isso vou apenas citar e deixar algumas referências, ok?

Uma agência, normalmente, é dividida em algumas partes, que requerem profissionais de Publicidade (ou até de outros cursos) com competências muito diferentes. São elas: Atendimento, Criação, Mídia e Planejamento.

O Atendimento é o profissional que vai entrar em contato com o cliente (anunciante), pegar as informações básicas, saber do que ele precisa, etc., e trazer tudo isso de volta à agência. Aí então, a Criação será responsável pela produção do anúncio, ou filme, ou logomarca… o que o cliente pedir! Essa é a área que requer mais criatividade, mas nós vamos falar disso daqui a pouquinho.

Na Criação, trabalha-se em duplas de criação, formadas por um redator e um diretor de arte. É quase óbvio, não? O redator escreve e o diretor de arte leiauta (mexe naqueles programas chatos, o Photoshop, Corel Draw, Illustrator, etc).

Bem, antes e/ou ao mesmo tempo em que a Criação trabalha, temos também o Mídia e o Planejamento. Aqui a coisa complica. Em muitas agências, esses departamentos são uma coisa só: trabalham para fazer o planejamento da marca e da campanha, o que inclui pesquisa e escolha de mídia (veículos de comunicação).

É importante ficar atento também aos novos cargos que vêm sendo criados graças às famigeradas mídias sociais. Se você gostar de Web, Publicidade pode ser a sua área também.

E agora, uma observação. O diploma de Publicidade não é obrigatório para quem quer trabalhar com propaganda. Nenhum diploma é obrigatório aqui. Se você é competente, seja bem-vindo. Se você tem um diploma, isso pode ser um diferencial.

Preciso ser criativo?

Já falei sobre isso no blog, então serei breve. Sim, é preciso ser criativo. Mas a criatividade não é nenhum dom que cai do céu quando você menos espera. Criatividade é referência. E referência a gente adquire com muita leitura e trabalho!

Por último, gostaria de terminar dizendo que a Publicidade não é do Mal. Nós não ficamos o dia todo pensando em como subverter a sociedade. Nada disso. A Publicidade não pode nem convencer alguém a comprar um produto. O que nós fazemos é tentar chamar a sua atenção para determinada marca, por meio da arte e da linguagem.

A Publicidade é, na verdade, do Bem, porque, como já disse o grande Kofi Annan:

“A Publicidade é fundamental desde que eduque a população. O campo é extremamente importante para enfrentar os desafios que vêm pela frente”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Falei correndo, eu sei. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário, nós sempre respondemos! ;)

Posts relacionados:

Eu sou controlado pela Publicidade?
As propagandas da propaganda
Promo x Com
Tem que ter muita criatividade, né?
Tudo o que vc queria saber sobre Publicidade… ou não. Provavelmente não!
Publicidade na Web

About these ads

Sobre Luiza Rey

Publicitária, rio-pretense, não come coisas verdes, tem medo de ETs e insetos. Artista frustrada (como todo publicitário), seu sonho era ser cantora. Seu segundo sonho era ser escritora, por isso escreve para este blog e tuíta no @luizarey.

Publicado em 20/09/2010, em Publicidade, Utilidade e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Parabéns luiza, gostei muito do texto e é facinho pra quem não sabe o que é ou tinha duvidas!

    muito bom, MESMO.

    • Ah, brigada!!!!
      Eu fico muuuito feliz de as pessoas terem gostado!
      Como eu tava te dizendo, lá deu pra falar muito mais coisas, tirar dúvidas… aqui eu fiz uma adaptação pro blog! hehehhehehe! mas tá valendo!

      aliás, qualquer dúvida é só deixar um comentário! :D

  2. Adorei o slide, matou algumas das minhas curiosidades sobre publicidade, parabéns. Gostaria de saber mais sobre esse curso, tem como indicar algum livro que tenha relação?

    • Obrigada pelo seu comentário, Georgia! Não me lembro agora de nenhum livro que fale sobre o curso em si. Normalmente os livros falam sobre a profissão. Tem um muito completo do Zeca Martins que chama “Propaganda é isso aí!”. Ou o “Propaganda de A a Z” do Rafael Sampaio. São dois livros básicos de introdução à Publicidade e Propaganda. Espero que goste! Qualquer dúvida, é só perguntar aqui. Bjs!

  1. Pingback: Feliz dia do publicitário, loucos! « Biscoitos Sortidos

  2. Pingback: Publicidade não é de Deus. É de aliens. « Biscoitos Sortidos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: