Secret Cinema, ou cinema sensorial

Você já leu aqui no blog sobre cinema 4D, aquele em que as salas de cinemas são equipadas com uma infraestrutura para transmitir as sensações do filme, tais como: vento no rosto, cheiro de explosivos e movimento das cadeiras que acompanham algumas das cenas que passam na tela. Para quem já foi no Hopi-Hari, o cinema 4D é, digamos assim, uma evolução daquele simulador que tem lá. Sabe? Só que lá só mexe a cadeira, e no cinema 4D tem vento e cheiro para dar aquela incrementada.

Mas, não é disso que se trata o Secret Cinema, ou cinema sensorial, como também está sendo chamado. É diferente, novo – relativamente novo, na verdade, existe desde 2007 – e está mais para um evento do que para uma simples sessão de cinema.

Funciona assim: você compra o seu ingresso com uma certa e boa antecedência, e sem saber qual filme você vai ver, daí o “secret”. Sim, pode acontecer de você já ter visto o filme. Mas, o Secret Cinema garante que no máximo você pode conhecer a história. Porque ver do jeito que eles vão mostrar, isso você nunca viu. Só por essa já vale a investida, hein!?

Prosseguindo.

Alguns dias antes da sessão, os organizadores entram em contato para dizer onde será o ponto de encontro. Não, não será em uma sala de cinema qualquer da cidade. E, para identificação dos expectadores do Secret Cinema, eles combinam uma vestimenta também. Então, quem comprou entrada para o filme “X” recebe um e-mail mais ou menos assim:

“Todo mundo no metrô ‘tal’, e vestido de roupão de banho”, como aconteceu no relato que eu li aqui.

Quando chega o dia, e estão lá, todo mundo de roupão de banho no metrô, os organizadores do evento aparecem, todos vestidos como personagens do filme daquela sessão, e levam a galera para cenários reproduzidos do longa. Com personagens e tudo. Ninguém sabe o que vai ver ainda, mas já podem dar alguns palpites pelos ambientes e personagens.

secret cinema - cinema sensorial

Expectadores e organizadores caracterizados. Pretty insane.

secret-cinema-cinema-sensorial

De roupões e interagindo com elementos do filme.

Depois de algum tempo explorando os ambientes do filme, as pessoas são levadas para uma sala para, então, ver o filme.

A impressão que eu tive é que todo esse esquema é montado para você ver o filme dentro dele, para você se sentir parte da produção, quase como um figurante,   mas podendo interagir o quanto você bem entender. Até porque, né, quantas vezes eu, você e todo mundo não sonhou estar dentro de um filme com Ryan Reynolds, Keanu Reeves, Matt Damon etc etc etc e, OBVIAMENTE, Sandra Bullock, a eterna Miss Simpatia do cinema. :D

As entradas para o Secret Cinema custam em torno de 25 libras e, por enquanto, só acontecem em Londres. Olha aí, a próxima sessão será no dia 13 de fevereiro. Então, se você estiver por lá… #ficadica

secret-cinema-programacao

O negócio é escolher a data e o horário, porque o filme mesmo...

About these ads

Publicado em 18/01/2011, em Cinema e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. eu não sei se eu entendi direeeeeito, maaaas queria muito ir! auhauhuhauahhuahauhuahuahuaha quer dizer, eu entendi, mas não entendi o quão diferente isso é do teatro.. principalmente o teatro moderno e “experimental”auhauhauhauhauahauhauahauha!!

    mas enfim… muito legal mesmo!

    • Então… Tem todo o mistério do filme e de você estar em um cenário, teoricamente, uma super produção. uhahuahuahua
      EEEEEEEEE
      Estar dentro de um filme, ou ter a sensação de, é muuuuuuuito mais cooooooool do q estar dentro de uma peça de teatro, eu acho. Pq, né, teatro é sempre assim, a gente já fica perto dos atores. No cinema não.
      Eu acho q o barato maior é esse! huahuahuahuauh

      Não é uma coisa q vc vai fazer todo final de semana, né… Mas acho a experiência válida! UHAHUAHUAHUAHUA

  2. Caramba, não conhecia isso! Maneiro, inovador, sem dúvida!

  3. Eu fui nele ontem…simplesmente incrivel.
    Contaria mais sobre a experiencia MAS…nao posso!
    “TELL NO ONE”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: