Oscar 2011: A Rede Social (The Social Network)

Indicações:
Melhor Filme
Melhor Diretor – David Fincher
Melhor Ator - Jesse Eisenberg
Melhor Fotografia
Melhor Montagem
Melhor Trilha Sonora – Trent Reznor e Atticus Ross
Melhor Mixagem de Som
Melhor Roteiro Adaptado

Ou “O filme do Facebook”. A história dramatizada sobre a criação de um site não bateu o recorde de indicações deste ano, mas é a favorita em muitas categorias. Será?

Bem, algumas observações: o filme parece que tem 1 hora a mais do que realmente tem. Em alguns momentos, você sente o desconforto da cadeira do cinema. Algumas cenas são longas e desnecessárias, como a da corrida de remo dos gêmeos. Ok, a cena em si é muito boa e muito bem feita, excelente! Mas é totalmente desnecessária à história. Dá a impressão de ser apenas um show off. Só por isso, eu não daria os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem para o filme de David Fincher. Mesmo assim, é favorito nas categorias.

Fora isso, o filme é realmente muito bom. Aliás, o trailer é muito bom, lembram? Uma versão creepy de Creep, do Radiohead, dava o tom ao trailer, deixando no ar uma grande expectativa. Que bom que o resultado final atingiu essas expectativas e conseguiu passar exatamente quem é Mark Zuckerberg: um nerd, um gênio, doente de estupidez e sem nenhum termômetro social.

Mas, além da história do Facebook, A REDE SOCIAL é uma história de trapaças e de relacionamentos paradoxais, afinal, quem tem 1 milhão de amigos não é Zuckerberg, mas seu perfil no Facebook.

Como bem definiu a Rolling Stone, é um filme de seu tempo e para seu tempo. Um jeito de contar história tipicamente americano e, claro, uma super produção hollywoodiana.

Melhor Diretor

A direção merece a indicação, até porque foi Fincher quem conseguiu transformar a história do Facebook em um filme cheio de drama. Ponto pra ele! E quem sabe até um Oscar… É o favorito, mas pode perder a estatueta para Tom Hooper (O DISCURSO DO REI) ou Darren Aronovsky (CISNE NEGRO).

Melhor filme

Na minha opinião, não é o melhor filme entre os 10 disputando o prêmio principal. Mas sim,  A REDE SOCIAL vai levar o Oscar de Melhor Filme. Se houver surpresas, o mais provável é que o Oscar vá para O DISCURSO DO REI, que, apesar de liderar o número de indicações deste ano (12), e ser favorito em muitas delas, pode não bater o nerd mal educado.

Trailer:

About these ads

Sobre Luiza Rey

Publicitária, rio-pretense, não come coisas verdes, tem medo de ETs e insetos. Artista frustrada (como todo publicitário), seu sonho era ser cantora. Seu segundo sonho era ser escritora, por isso escreve para este blog e tuíta no @luizarey.

Publicado em 26/02/2011, em Atualidades, Cinema e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. “Eu não daria os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem”.
    Putz, apostas erradas, as duas acimas mais a trilha sonora são as que ganharam estatuetas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: