Nova coleção “Pele Mania” da Arezzo causa polêmica no Twitter

É difícil falar desse assunto sem parecer moralista. Talvez seja moralismo mesmo, mas eu só tenho a intenção de deixar aqui a minha opinião.

Na manhã desta segunda-feira, uma marca estava bombando entre os trending topics brasileiros. E só há dois motivos para isso acontecer: ou é uma promoção e as pessoas estão provavelmente fazendo comentários positivos em relação à marca, ou então é uma cagada de marketing da qual será muito difícil se recuperar. É o caso de hoje, da Arezzo.

A Arezzo acaba de lançar uma coleção com produtos feitos de pele animal, a coleção Pele Mania.

Ok. Acho que a grande maioria das pessoas concorda que isso é um absurdo. Estamos no século XXI, auge da sustentabilidade no planeta, já somos avançados e inteligentes o suficiente pra saber que matar um animal por uma bolsa não é apenas fútil, é cruel. É uma bolsa né, gente! Não é algo que vai fazer falta de verdade a alguém.

Ok até aqui?

Bem, então agora vamos falar dos comentários, aí sim, moralistas do Twitter. Como este:

Olha, vegans & cia que me perdoem, mas isso é muita apelação. Ninguém precisa de uma bolsa de couro ou de um casaco de pele pra sobreviver. Mas algumas pessoas ainda precisam de carne. Além do óbvio – o ser humano é carnívoro* -, a vida que levamos nem sempre permite uma opção “radical” como o vegetarianismo. Eu diria ainda que o mundo não está pronto para isso, porque países inteiros poderiam ir à falência se todas as pessoas resolvessem parar de comer carne.

Então me desculpem, mas esse argumento não vale. É comida, alimento. Os animais também fazem isso e o homem, apesar da inteligência, ainda depende da natureza para sobreviver. Sobreviver. As pessoas que comem carne têm todo o direito de criticar a postura retrógrada e absurda da Arezzo (como eu estou fazendo agora). Por favor, não seja preconceituoso a esse ponto. Daqui a pouco vamos ter que lutar pelo direito de comer peixe? ¬¬

E para concluir, uma palavra em relação à Arezzo: vergonhoso.

#prontofalei

* Sim, somos onívoros, o que significa que somos (também) carnívoros.

UPDATE: Parece que a Arezzo está tirando do site a coleção de peles. Mas a gente ainda tem aqui ó:

UPDATE 2
Galera, como todo ser humano civilizado, vamos pedir para que todos mantenham a dignidade nos comentários, beleza? A gente nunca censurou nenhum comentário aqui no blog, e seria bem chato ter que fazer isso agora. Valeu! =)

UPDATE 3
Veja também: Arezzo solta comunicado aos consumidores pelo Facebook

About these ads

Sobre Luiza Rey

Publicitária, rio-pretense, não come coisas verdes, tem medo de ETs e insetos. Artista frustrada (como todo publicitário), seu sonho era ser cantora. Seu segundo sonho era ser escritora, por isso escreve para este blog e tuíta no @luizarey.

Publicado em 18/04/2011, em Marketing, Polêmica e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 128 Comentários.

  1. Bom, primeiramente o ser humano é onívoro, e não especificamente carnívoro. E o ser humano não PRECISA necessariamente consumir carne para sobreviver (no quesito nutrientes), a questão da dieta se tornar mais cara, por ser necessário a inclusão de outros tipos de alimentos ok.
    Eu particularmente passei muito tempo querendo ser vegetariana, mas realmente nunca tive muito esforço para tal. Até que comecei a pesquisar sobre os métodos que são utilizados para preparar essa “comida”. Simplesmente não consigo mais consumir nenhum tipo de carne e você, escrevendo num blog, antes de defender uma opinião deveria pesquisar pelo menos um pouquinho.
    Não sou contra o consumo de carne, mas contra a industrialização.

    Mas enquanto as pessoas que comem carne criticarem a postura da Arezzo, fico realmente feliz! Não acredito que só porque ela consuma carne não possa ser contrária a utilizar produtos de origem animal.

    • Oi, Luisa, obrigada por comentar!

      Bem, quanto às suas críticas a mim, acho que devo avisar que sim, eu pesquisei antes de escrever. Na verdade, essa informação de que o ser humano não precisa de carne para sobreviver não é muito secreta né? Eu SEI que a gente não precisa de carne pra ser saudável, mas não achei relevante dizer isso porque esse não é meu argumento. É uma questão muito maior, de te ACESSO a outros tipos de alimento. Não julgue o mundo usando você como régua.

      E bom, matar um animal pra fazer uma bolsa é MUITO DIFERENTE de matar um animal para alimentação. MUITO DIFERENTE. São duas discussões paralelas e não tem nada a ver criticar os onívoros…. (vc entende que quando dizemos que somos carnívoros não estamos excluindo os vegetais né… porque todo onívoro é também carnívoro). Enfim, a postura da Arezzo é ridícula, qualquer pessoa sensata sabe disso, e não tem nada a ver com o tipo de alimentação dela… ahahahaha parece uma coisa até absurda de se comparar…

    • Ai, senhor! As pessoas são contra a industrialização em pleno século XXI…

      Quanto moralismo!!!

      Então larga seu computador industrializado e vai responder ao post por sinal de fumaça, vai!

    • Ai Che-guevaras de plantão a minha opinão é a seguinte:

      A indústria têxtil está entre as quatro que mais consomem recursos naturais, como água e combustíveis fósseis, de acordo com o Environmental Protection Agency, órgão americano que monitora a emissão de poluentes no mundo. Somente a cultura de algodão é responsável por cerca de 30% da utilização de pesticidas na Terra, contaminando o solo e os rios. Ou seja, a busca por matérias-primas alternativas e renováveis é hoje um dos principais desafios do setor.

      Roupas e acessórios consomem 37% do dinheiro dos jovens no brasil

      Produtos eletrônicos consomem 25%
      e tem mais… http://100freskuradotcom.wordpress.com

  2. Concordo quando diz que a humanidade não está preparada para parar de comer carne. Tem toda a razão. Não é um hábito individual/coletivo que se desfaz de um dia pra outro. Tem muita coisa em jogo, afora o nosso ainda instinto para tal. Mas não considero apelativo um comentário como o citado acima e chamado de moralista por você. Se formos pensar, o comentário desse rapaz é uma crítica ao posicionamento majoritário da nossa sociedade. Ele não está errado. É apenas precoce. Quem é a favor da evolução humana em todos os sentidos não precisa concordar com ele, mas também não pode achar absurdo. Tendemos a parar de comer carne e usar alimentos de origem animal. Levará centenas de anos, mas um dia acontecerá e um comentário como esse será opinião da maioria. E será bom, pois viveremos melhor e os animais também.

    E sobre o que fez a Arezzo, só posso dizer uma coisa: tiro no pé total.

    Abraço.

    • Concordo, Paulo!
      Eu só não gosto desses julgamentos, como esse que eu usei de exemplo… mas acho que acabei fazendo outro julgamento sem querer, né? hahahaha
      enfim, eu só acho que essas duas discussões (pele de animal e vegetarianismo) são duas discussões diferentes… e as pessoas estão discutindo no Twitter como se os carnívoros (ou onívoros) fossem culpados por posturas como essa da Arezzo…. não tem nada a ver né?

      Mas concordo com tudo o que vc disse. O mundo inteiro vai parar de comer carne um dia, mas ainda não é a hora então não precisamos julgar dessa maneira, né? :)

      Obrigada por comentar, Paulo!

  3. Gente! Nos dias de hoje com tanta tecnologia, o povo matando animais pra fazer bolsas e sapatos, isso é inadmissível. Poxa vida em Arezzo, vocês podiam ficar sem essa! E o fato de comermos carne não justifica nada. Vocês morreriam se não tivessem uma bolsa de pele? Pois muita gente morreria de fome se não tivesse um pedaço de carne pra comer! Eu jamais comprarei qualquer coisa que a Arezzo lance no mercado sendo de pele ou não!

    • Pois é, né! É isso mesmo que vc falou, a gente já tem tanta tecnologia, dá pra fazer um casaco de pele sintético, por exemplo né? E em pleeeeena discussão de sustentabilidade…. foi muito #fail

  4. Deixa eu entender, a pessoa que escreveu esse post é chata? O que tem de mais nas bolsas da Arezzo? Se você não vai, não pode ou não quer comprar é problema seu. Adoro coisas de couro (que vem do animal), e nunca deixei de comprar porque vem do animal. Alias, Couro sintético é uma merda. As bolsas são lindas, e seu eu tivesse dinheiro eu compraria para minha namorada.

    Nunca deixaria de comer carne. Já tive a oportunidade de ver mortes de animais para serem consumidos e nunca liguei. Fomos criados para cuidar e se utilizar de TUDO que a natureza nos oferece. E animais estão inclusos.

    A única coisa que a Arezzo deve fazer, e eu espero realmente que faça, é usar o animais com responsabilidade. Há toda uma jurisdição para a utilização de peles de animais e tal.. Seguindo isso, não vejo mal algum

    Agora, pare de “cagar no pau” e escreva coisas realmente com conteúdo. Acredite, não vale a pena discussões como essa. A carne da sua mesa, não vai acabar pelas meia duzia de acessórios que a Arezzo fabricou.

  5. O amigão, sinto informar que vc é um fútil! Infelizmente “parte” da humanidade evoluiu. E você definitivamente não está incluso, pois parou na idade da pedra, onde os humanos precisavam da pele dos animais para vestes e até mesmo para se proteger do frio. Com relação a comer carne, como a Luiza disse, é um assunto totalmente diferente. Mais uma vez.

    Carne para fins de alimento, ok.
    Carne para fins de FUTILIDADE é inaceitável.

  6. É devo ser fútil.

    • Vamos dar um cuecão de couro pra você!!!

      hummmmmmm, kkkkkkkkkkkkkkkk

      Desculpa as piadas ai pessoal, o Neandertal ai não aprendeu ainda que podemos sim viver sem futilidades de couro animal.

  7. Daniele parabéns! Este Felipe é mais um fútil que a gente só lamenta ter que conviver com, é uma atrocidade sem tamanho usar peles de animais para uma bolsa quando existem centenas de tecidos sintéticos q fazem o mesmo, é como querer usar marfim de elefante para fazer teclas de piano, exatamente no mesmo nível!.

    ps.: parabéns pelo post luiza

  8. Bom, primeiro parabéns Lú.
    Segundo e o que eu realmente acho relevante comentar: não acho que a questão do couro seja a mesma da pele. Muitos produtos são feitos de couro que vem de animais já mortos para outros fins (como a vaca para a alimentação).
    Nesse aspecto, enqt estiverem matando animais para comer, que se aproveite tudo então…
    Agora a questão da pele é, pra mim, inaceitável em qq aspecto. E as foquinhas?!?!
    Agora, matar pelo couro também não acho aceitável (como cobras ou jacarés).
    O que a Arezzo fez foi mostrar que não tem bom senso. Acreditar que não teria mal nenhum em uma época como a nossa faz com que não só seja um epicfail, mas que mesmo depois que tdo isso passar a marca seja vista com outros olhos. Sempre com um pé atrás.
    O mínimo que deveriam fazer é criar umas fundações pra animais indefesos hahahahahaha pra melhorar um pouco isso tdo.

  9. Concordo com a Luiza. Aliás, é exaustivo ler algumas defesas de posicionamento com argumentos verdadeiros, porém nunca válidos. A mesma noção que faltou por parte da Arezzo falta em quem quer argumentar contra ela, apenas os lados é que são diferentes.

  10. Lu, arrasou!
    sempre vai ter alguém comparando comer carne com tirar pele de um bicho ainda vivo…não como carne, mas não sou contra seu consumo, sou contra a forma como isso é feito hoje em dia, o consumo em massa e o tratamento dado aos animais…enfim, isso é outra história,

    tá de parabéns, e gente burra, atrasada e ignorante sempre vai existir…
    bjs!

    • Valeu, Ju!
      Sabe, não é porque eu não sou vegetariana que eu não tenho essa consciência ambiental, né? :)

      Obrigada por comentar!

  11. Luciany Afonso Bileski

    concordo com o Arthur.
    bjsssss meninas.

  12. Isso é um pouco hipócrita. Ninguém nunca teve uma bolsa, carteira ou jaqueta de couro? Nunca comeu coração de galinha? Nunca deitou em um travesseiro de penas de ganso? Isso é um tanto hipócrita sim.

  13. Ótimo texto. E há também vários outros argumentos… Os extremistas, ao invés de se juntar à causa, ficarem felizes com o número de pessoas protestando, usam o espaço destinado ao boicote para criticar de hipócritas aqueles que simplesmente seguem sua condição animal e comem carne. Ainda tenho a seguinte opinião: toda vez que comemos vegetais também estamos matando um ser vivo. Toda vez que tomamos remédios para acabar com doenças bacteriosas, viroses, protozooses e tudo o mais, estamos matando um ser vivo. Ou seja…? Ninguém escapa, todos somos “assassinos”, como insistem em falar. A diferença ENORME no uso da pele é que o animal é esfolado (leia-se torturado) VIVO e depois deixado para morrer, agonizando-se em dor! O fato de eu comer carne não implica falta de respeito e compaixão com os bichos. Respeito minha condição primitiva e animal. Comer o outro ser é instinto, somos animais! Algumas pessoas (como eu, que tenho anemia) não podem deixar de comer carne por mais que queiram. Agora, não conheço NENHUM outro animal que mate o outro em prol de algo tão fútil.

    • O homem é o único animal da natureza que mata sem razão. Ok, drama haha. Mas é verdade.

    • Nossa, arrasou Gabi! E bem lembrada a questão da anemia, por exemplo! #comofas né??
      São coisas diferentes e do jeito que falam parece que quem come carne é culpado por tudo isso… paia né…
      naaaaaaaaada contra vegetarianos, admiro as pessoas que conseguem viver sem comer carne (e que não precisam), mas acho que o discurso tem sido radical de mais pra nossa época…. até preconceituoso às vezes…. =/

      obrigada pelo comentário, Gabi!

      • Obrigada! ;D Então, comofas MESMO?! Eu adoraria virar vegetariana, mas não posso… É lógico que há outros alimentos que substituem a proteína animal, mas nenhum outro me ajudaria na formação de novas plaquetas, já que as minhas são deformadas oO Pois é! Não é porque eu como carne que sou obrigada ser a favor disso, li no twitter alguém dizer uma coisa que concordo: É como dizer que quem come salada é a favor do desmatamento. Uma coisa não tem a ver com a outra e eu tenho o direito (até dever) de mostrar minha indignação com o sofrimento desses animais. E quem não se sente dessa maneira tem que ser muito egoísta mesmo. É como você disse, na nossa época não há espaço para radicalismos, 8 ou 80, preto no branco… E acho MESMO que devemos protestar, oras. E é ridículo não usarmos as redes sociais para isso. Peguemos o Egito, que teve grande parte da renúncia de seu ditador graças ao facebook! Estamos na era tecnológica e devemos tirar proveito disso ^^ A biologia define ser vivo = capacidade de reprodução. Se fôssemos ser radicais, viveríamos de ar e água.

  14. É um tanto quanto ridículo compararmos a futilidade com alimento.
    Vi acima um comentário de um cara, o FILIPE que disse que compraria uma bolsa para sua namorada e nunca ligou para a morte dos animais e tal.

    Ótimo, a natureza está aí para desfrutarmos né? Que tal eu pegar um pedaço de pau, te bater até você ficar fraco e retirar sua pele para fazer uma roupinha pros meus filhos? O que acha disso? Você faz parte da natureza amigão. Todos fazemos. A natureza está aí para usarmos com SABEDORIA e não para simplesmente viver me prol do dinheiro, matando e deixando de lado o sentimento dos seres vivos.

    Amigo, espero que um dia reflita sobre o que disse, antes que alguém realmente utilize sua pele para fazer roupinha pra sua namorada! ^^

  15. Deveriam tirar o couro do seu cu para colocar na sua bolsa.

    O ser humano não precisa de carne para de manter. Além disso as vacas (não estou falando de vc) estão contaminando os lençóis freáticos (google it, pois com sua ignorância…). Além de aumentar o desmatamento no Brasil para aumentar as suas banhas.

    Enfim dó de vc.

  16. Eu coloco uma pedra sobre essa questão toda de “direitos” dos animais no meu blog, com o artigo intitulado “’Direitos’ dos Animais e os Novos ‘Humanofóbicos'”.

    Leiam com cuidado. Pode causar “choque de realidade”.

  17. filipe, nao concordo com absolutamente nada doque voce disse.
    é por causa de pessoas como voce, com uma visao antropocentrica do mundo, que acabam o destruindo por completo.
    olha só, sobre o seu primeiro argumento, que somos humanos e podemos fazer uso de qualquer coisa da natureza e inclusive dos animais, isso é um absurdo.
    e quem concedeu a nós ter esse direito de fazermos oque bem entendermos com tudo oque nos cerca?
    nao sei se voce sabe, mas o DNA humano difere apenas 1,6% do DNA dos chinpanzés, ou seja, nós somos praticamente 98,4% chinpanzés, mas mesmo assim, os humanos nao sao usados como cobaias em testes de laboratorios, ou mesmo presos em jaulas e colocados nos zoologicos.
    ou seja, porque, se somos tao semelhantes aos chimpanzés, nao é permitido fazer o mesmo conosco? pois voce acabou de explicar o porque com aquele seu argumento: o antropocentrismo. ou seja, o ser humano se acha superior e pensa que está no centro de tudo, e que por isso pode sair matando em massa por que acha bonito uma maldita bolsa de pele.
    é sim muito importante uma nutrição carnivora (isso se encaixa dentro da alimentação onivora) até ao menos o corpo ja estar completamente desenvolvido, pois como ja foi comprovado, a carne possui lipidios, um dos lipideos encontrados na carne sao os esterídeos, que tem uma extrema importancia na formação hormonal dos humanos, e sintetiza, por exemplo, a testosterona, a progesterona e o colesterol, e sem isso morreriamos. Então seria hipocrisia falar que quem come carne nao pode falar que é um absurdo fazer objetos de pele apenas por futilidade.
    então a consumo de carne é sim justificavel, agora oque nao é justificavel é como os animais sao tratados e abatidos em produções de larga escala, mas nao ha nada a fazer sobre isso, a nao ser evitar ao maximo o consumo da carne, e come-la apenas quando for necessario suprir essas necessidades.
    mas oque nao tem justificativa é matar animais apenas para fins ornamentais, apenas por mera futilidade. a que ponto o ser humano vai chegar, para acalçar a moda ou o luxo? pois é, nao precisamos de uma bolsa de pele para sobreviver. e oque torna isso ainda pior, é o jeito como eles tiram essas peles, eles simplismente arrancam dos animais, que ficam sem a pele, com toda a musculatura exposta, e eles ainda estão vivos, depois eles sao deixados lá até a morte, agonizando, sofrendo.
    voce nao se incomoda com isso, em ver os animais sendo mortos? e se fosse a sua mae, a sua familia? a escravidao ja foi justificada pelos europeus também, eles cometiam muitas atrocidades com os escravos, como arrancar dedos, maos, dar chicotadas nos escravos até os ossos das costelas aparecessem, arrancar os intestinos, figados, e tudo mais. e isso foi justificado a um tempo atras, e os europeus também nao sentiam culpa ao precenciarem ou fazerem essas coisas. humanos matando humanos. voce tambem nao se encomoda com isso? pois é…. eu tenho certeza que os animais se emcomodam ao serem “torturados” pelos humanos, então, pare de ver apenas pelo seu ponto de vista, e veja pelo do outro.
    eu posso até ter fugido do assunto, mas, ao menos eu acho, e tenho certeza que muito concordam comigo, que eu tenho argumentos e fontes corretas, e muitas delas comprovadas cientificamente… e voce? sera que os seus argumentos sao realmente coerentes? ou nao passam de apenas uma vizao narcizista e fútil de mais um humano cruel e que se coloca acima de tudo e todos?

    voce está precisando ler mais, se informar mais, para depois vir falar algo, senao acaba sendo mais um idiota alienado que nao olha pros problemas por estar cornfortavel vivendo de mentirar e ilusões. nunca ouviu falar do mito da caverna? pois então pesquize….

    • Oi Guilherme!

      Muito bom seu comentário!! Obrigada por participar da discussão, principalmente por trazer um pouco de sanidade mental! hahahaha =)
      Concordo com tudo o que vc disse… o problema mesmo é o radicalismo né… precisamos de carne, mas é óbvio que não precisamos de casaco de pele o.O

  18. Boa tarde..
    Nossa estava agora pouco falando com uma amiga minha sobre isso.. como pode uma empresa do porte da Arezzo Fazer uma HAGADA dessas.. bom acho que cada um tem sua opinião.. mas não acho justo tirarem a pele de um animal para fins fúteis..

    Obs. primeira vez que entro no blog.. Fofinho Luiza…

    Beijos..

    • Oi Juliana :D obrigada por comentar!
      Precisamos de mais comentários assim, sensatos. Ninguém é obrigado a concordar com ngm, mas é legal que haja sempre respeito e educação em discussões.
      Volte sempre! :)

  19. Às vezes sempre, quando falamos deste assunto podemos cair na hipocrisia e no radicalismo, as pessoas deveriam expôr opiniões não a impor.
    Ser totalmente ecológico não é fácil, infelizmente. Mas devemos olhar o lado positivo, a cultura está mudando. Quem diria que um dia uma marca seria MUITO criticada por lançar uma coleção de peles?
    Quando vi o nome “pelemania” pensei “em que raio de mundo essa empresa vive?”
    Pessoas contra o uso de pele animal, sendo hipócrita ou não, é uma coisa positiva.

    • Exato! Julgar os outros como hipócritas vai do que você faz e das coisas nas quais você acredita. Eu acho, particularmente, que o “querer mudar” não é hipocrisia, é melhora.
      Se há qm acredite que as pessoas não mudam e que somos todos hipócritas por criticarmos uma situação dessas, paciência.

  20. É muito fácil ser “sustentável” com coisas “fúteis”. Quero ver nego abrir mão do banho quente, do ar-condicionado, do automóvel em nome do meio ambiente.

    É fácil ser sustentável quando não se precisa de medidas RADICAIS que interfiram diretamente no nosso conforto cotidiano.

    Será que todo mundo está disposto a abrir mão da futilidade do banho quente em nome do planeta?

  21. Guilherme falou tudo e mais um pouco sobre uma discussão que eu acabei de ter no twitter, utilizei os mesmos argumentos. Não tem como comparar o consumo de carnes com a matança de outros animais para o exclusivo uso de peles e de um modo totalmente cruel. Me desculpem, mas quem não quer enxergar os fatos e os argumentos aqui postados tem que largar o ego de lado. Parabéns pelo blog Luiza, primeira vez que estou lendo.

  22. Anderson Franco

    Para os que defendem a Arezzo vejam este video: http://youtu.be/sLcgxIGTFRs

  23. Acredito que a #Arezzo não levou em consideração o fato dos animais precisarem de suas peles para manterem seus interiores dentro do corpo.

  24. Como postei no blog “Síndrome do Emputecimento Progressivo” (Deca), resolvi reiterar aqui tbm.

    Não podemos misturar as coisas. Não existem necessidades fisiológicas em ter uma roupa de pele de bicho. Nao há frio que justifique, com tanta opção de sintéticos e produção de lã de carneiro, ovelha, lhama etc, ao redor do mundo.

    Hoje a tecnologia nos permite produzir alimentos para cerca de 14 bilhões de pessoas. No mundo, somos cerca de 7 bilhões, e ainda há gente morrendo de fome.
    Então, desculpem aí, mas o argumento de que os animais “são pra comer” perde-se no vazio disso.

    Não concordo com as atitudes extremistas (quase fundamentalistas) de alguns grupos de defesa “pró qualquer coisa”; Esse tipo de gente quer justificar sua própria psicopatia usando como escudo uma causa. Gente que é a favor de matança de animais é doente, certamente, e gente que agride e quer destruir os seres humanos, também;

    De fato na minha casa somos dois grupos distintos, os carnívoros (pai e irmão) e as “naturebas” (como eles chamam eu e minha mãe). Meu pai não tem uma bolsa de raposa. Nem meu irmão usa uma echarpe de raposa. Não é fundamental na vida de ninguém esse tipo de coisa.

    Não sinto necessidade de comer carne. E sinto menos necessidade ainda de ter uma “bolsa de pele de raposa” ou de “coelho”; Quem come carne de raposa? Quem come carne de coelho? Muita gente, alguém dirá, mas vc não encontra esse “artigo” no açougue, portanto é algo bem específico. Não há fazendas de criação de raposas para abate coordenado e racional, como há com gado e aves.

    A medicina avança a passos largos graças à ajuda animal, e com a bênção de Deus, garanto.

    Importante lembrar que a indignação contra a campanha da Arezzo pode tentar abranger outras realidades, mas não há sucesso nesse “englobamento”.

    Colocar tudo dentro do mesmo saco (pesquisas médicas, mortandade do Ártico, pesca predatória, desmatamento da Amazônia e a campanha da Arezzo) é ainda mais retrógrado, ignorante e hipócrita. Porque aparentemente as pessoas pensam sobre os outros assuntos só quando um absurdo “da moda” vem à público.

    Todos têm direito de opinar a favor ou contra. É um dos melhores direitos humanos. Infelizmente os bichos não tem a mesma opção. Mas posso apostar que se eles pudessem, seriam contra.

    Quando vejo atrocidades cometidas pelos seres humanos, contra outros seres humanos, penso se realmente somos tão superiores ao chamados “irracionais”; As nossas noções de certo e errado são sempre tomadas de acordo com a conveniência circunstancial.

    Um leão não mata uma zebra pra fazer um casaco, mas faz por sua própria sobrevivência. Não vejo os chimpanzés na selva fazendo “bocas de fumo”, nem os pássaros contrabandeando armas.

    Preciso de uma bolsa? Pode ser, eu sou “civilizada” preciso carregar um monte de bugigangas onde eu for. Mas essa bolsa precisa ser de pele de raposa? Definitivamente, NÃO.

  25. para as pessoas que acham que ainda tem razão sobre a confecção desses objetos feitos de pele, vejam esse video, que mostra como se faz a retirada da pele dos animais:

    http://www.passanaopassa.com.br/lifestyle/arezzo-pele-de-raposa-nao-passa/

    eu particularmente nao consegui ver até o fim, pois é a coisa mais terrivel que ue ja vi na minha vida, e eu sou totalmente, completamente, e vou contra isso com todas as minha forças, pois quem faz isso, nao mereçe um pingo de disnidade, quem faz isso nao faz moda, e sim um terrorismo, uma tortura.
    com isos eu foi convencido de como a noça raça a baixa, hipocrita, e burra.
    eu realmente espero que quem compre isso ou qume faça isso, seja severamente punido, e receba toda a dor que as rapouzas e oelhos sentem ao serem mutiladas e cruelmente assassinadas.
    arezzo: vao todos pro inferno, que esse é o lugar deles.

  26. Jéssica Neves

    Geeeente, e eu estava perdendo essa discussão!
    Adorei o texto, Lu! Concordo com tudo que vc falou e mais alguns comentários aí…

    Esse radicalismo, extremismo e, enfim, vários dos argumentos que as pessoas usam pra criticar quem come carne me irritam muito também… aliás, já ouvi da boca de um médico e uma nutricionista que NADA substitui a proteína animal… você pode até dar uma tapeada, mas substituir mesmo, não! Eu não sou expert no assunto, mas ta aí o caso da anemia pra provar parte desse teoria… E é uma questão de sobrevivência na qual ainda não evoluímos muito… infelizmente ainda dependemos dos animais pra alimentação.

    Já o outro quesito, que alguém já citou, que é a vestimenta e o abrigo do frio, nesse sim… evoluímos e muito! Sem precisar depender dos animais para esse fim =)

    Bom, só reforçando comentários já feitos… =)

    Estão de parabéns pelo blog! Eu não tenho mais interagido muito, né? Me falta tempo… mas enfim, muito bom o texto!

    Beijão!

  27. Jéssica Neves

    Esse video que o Guilherme postou acabou comigo! Não consegui ver! Tô em lágrimas aqui. Gente, que pecadinho das raposas =( Sério, como existe algum ser no mundo que não se comove vendo isso =(((

  28. Bom, a justificativa que os seres humanos tem origem carnivora e tem necessidade do consumos da carne, na minha opiniao, é bem retrograda. Basta pesquisar um pouquinho sobre nutrientes contidos em outras formas alimenticias, como leguminosas p exemplo, onde a porcentagem proteica é equivalente e satisfatória. Existem muitos mitos em relaçao ao vegeterianismo, porem tds ja foram sanados cientificamente, basta pesquisar publicações a respeito. Excluirao todas as duvidas de qualquer pessoa curiosa, que queria discutir com embasamento. Outra informação errada que foi passada aqui é que alimentação veget. é mais cara que a usualmente “carnivora”. Não é. Pensando no principal substituto da carne, que é o feijão, podemos diminuir muito o custo por pessoa. Quanto a diferença entre matar um animal para comer e matar por egocentrismo ou superficialidade, acho que pode-se citar somente o objetivo como principal diferença. O processo de abate é sempre dolorosa, é sempre invasivo, e muitas vezes cruel e desumano. Acreditem, sou Zootecnista, passei muitos anos convivendo com linhas de produção, inclusive abate, de grande maioria das especies que estao nos pratos de muitas pessoas, todos os dias. Alguem já visitou um abatedouro de bovino p ex?Não precisa nem ser clandestino ok, pode ser um renomado. Se vcs lerem alguns artigos de insensibilização, pesquisarem sobre o assunto, se informarem, verao onde está o “q” da tragedia. Só quem convive com isso td dia pode sentir na pele a barbarie que embasa todo o modo produtivo os apuros que os animais passam em tds as fases de sua vida.Então, repensem. Não é tao simples assim.

  29. Jéssica, da onde vc tirou essa informação de que alimentaçao vegetariana pode promover a anemia?Se vc procurar por artigos cientificos na area vera que a porcentagem de anemia em “carnivoros” é basicamente a mesma em vegetarianos. E todos os nutrientes essenciais em uma dieta sao encontrados numa alimentação vegana, excluindo somente a vitamina B12, que é exclusiva de ovos, laticinios e proteina animal. Nao tao complicado o fato, pois há suplementação para os estritos vegatarianos. Em contrapartida, estudos mostram que os vegetarianos, mesmo os que nao se alimentam bem, tem uma maior tendencia de aderir a sua alimentação maiores fontes de verduras, legumes, frutas entre outros, resultando numa melhor dieta, e diminuindo riscos de doenças diversas, interligadas com o consumo da carne. Isso nao sou eu quem estou falando, veja bem, entre na Scielo e de uma olhada rapida, aconselho-te. Um abraço.

    • Acho que não é isso que ela quis dizer, Ana Luisa. A Gabi, que comentou aqui no blog, disse que é anêmica e, por ordens médicas, ele tem que comer carne vermelha. A anemia dela, pelo que eu entendi, não é causada pela falta de ferro e vitaminas na alimentação, mas pelo formato das hemáceas. E ela precisa consumir alguma(s) substância(s) que só existe(m) na carne. Isso não sou eu que tô dizendo, tá? Foi o médico.

      Mas veja bem, ninguém aqui tá criticando os vegetarianos. Então por que os vegetarianos tem que criticar os onívoros/carnívoros? até onde se sabe, nem sempre é só uma escolha. E se fosse só uma escolha, ela não deveria ser respeitada?

  30. Luiza, esqueci somente de comentar uma coisa.=) Quando vc disse “Eu diria ainda que o mundo não está pronto para isso, porque países inteiros poderiam ir à falência se todas as pessoas resolvessem parar de comer carne”, penso que se tiver a oportunidade pesquise sobre quanto se gasta para se produzir 1 kg carne por ano. Neste processo estao envolvidos manejo alimentar, manejo hidrico, sanidade, genetica, preventivo etc. Por exemplo, vc sabia que para se produzir 1 kg de carne sao necessarios 15 mil litros de agua?E em contrapartida, para se produzir 1 kg de soja precisamos de 1.300 litros de agua?Olha, a diferença é grande, e só estou falando do “agua”. Se toda a quantidade de soja e graos que servem para alimentar todos os nossos animais de produçao fosse destinada aos seres humanos, seria possivel alimentar td a população mundial 5 vezes!!!Esta bem longe de deixar qqr pais em decadencia financeira, pelo contrario, resolveria por si so a problematica da fome em muitos deles, o que ainda é uma realidade cruel. Tirando o fato de td o prejuizo ambiental que a produçao animal gera, e isso nao é uma suposição, é um FATO.

    • entendi seus argumentos, mas não entendi como eles te ajudam na argumentação… tudo isso que vc falou não impede que um país tenha uma crise financeira se, de repente, a carne animal fosse proibida. não tô falando exatamente de recursos naturais, mas principalmente recursos humanos e econômicos.

      Ana Luisa, desculpa, eu não quis dizer que vc desrespeitou ninguém, magina! Só tava reforçando um dos meus pontos, acho que ficou mal-entendido… na verdade, obrigada por comentar! =)

  31. Mas em hipotese alguma eu desrespeitei a opiniao de alguém aqui Luiza, eu me referi aos comentarios da Jéssica que citou sobre anemia, somente. Achei legal repassar informações para acrescentar e nao para provocar, basta ler com atençao oq escrevi. E eu respeito totalmente a vontade de cada um, afinal, temos o livre arbitrio a nosso favor!!Só acho conveniente discurssar sobre algumas informações que podem ser repassadas errnoeamentes, nao por maldade, e sim por desinformação. Eu tbm nao sabia nada, foi me informando que passei a “saber”. Espero que seja mente aberta de compreender as opinioes. E obrigada por postar meus comentarios!

  32. rs Tudo bem, fico contente por promover uma discussao como essa por aqui!Fazer as pessoas refletirem já é um grande passo para promoçao de mudança ne!Foi o que aconteceu com a Arezzo, alias, foi por isso que achei vcs!!eheheh Minha argumentação baseia-se somente no que vc comentou quanto a carne ser banida, digamos assim. Penso que mesmo que isso ocorra, temos dados o suficiente para suprir necessidades alimenticias. A produçao animal gera renda, isso nao exlcui a geraçao de renda atraves dos graos, pensando pelo lado economico da situação!

  33. cala boca sua burra, vai pesquisar melhor antes de falar merda. só por que voce se mata de comer bicho morto não quer dizer que o ser humano tb seja assim, seu animal.

  34. Prezado(a) Vicky, seu comentário não será publicado. Questão de respeito e educação, não sei se você já ouviu falar disso. Se consideradas as suas palavras, deduzo que não.
    Nunca censuramos comentários no blog, mas aí já é demais.

  35. Gente ,sabe o coelho q é consumido como iguaria em vários restaurantes chiques?Então ,o q será q eles fazem com a pele???Pq ninguém os crítica,não é mais interessante aproveitar?Acho q não ,o bom é só a carne?A pele a gente joga fora!!
    E mais pra quem não sabe,a maioria das peles q vcs estão vendo é sintético,então vamos nas lojas de vestuário e pedir para q retirem tudo??Porque para quem naum sabe essas lojas estão cheias de pele tbm.Acho q quem lançou essa polêmica devia pesquisar melhor de onde vem as peles e de que tipo de pele se trata.

  36. Jéssica Neves

    Oi oi Ana Luisa! Então, como eu disse, não sou expert no assunto… eu estava apenas repassando informações que obtive com profissionais (como eu citei no meu comentário) e, ligando isso ao comentário da Gabi (que talvez você não tenha lido) sobre as recomendações do médico sobre sua anemia, concluí que, pelo menos em partes, estes profissionais tem razão…. =)

    Obrigada pelas informações que você postou!

    =)

  37. Enfim. A minha opinião é uma só. Sou COMPLETAMENTE contra a matança de animais pra este tipo de uso. Tenho certeza que NINGUÉM precisa de um casaco de pele ou uma bolsa de couro legítimo pra viver, ou até mesmo pra ficar mais bonito… Acho cafona, aliás.

    On the other hand… Não sou nem um pouco contra o consumo de carne. Adoro, como muita carne, comida sem carne pra mim não é comida… E venhamos e convenhamos, num mundo completamente industrializado, onde praticamente mais nada é artesanal, vocês acham mesmo que a produção de CARNE, um dos alimentos mais consumidos pela sociedade, poderia ser artesanal??? Acho um pouco inconcebível…

    E acho que tem muita massa de manobra nesse mundo, PRINCIPALMENTE esse povinho hipócrita que repete uma idéia gasta, mal concebida e pessimamente desenvolvida, que muitas vezes nem reflete o que essa pessoa pensa realmente sobre o assunto, só pra ser “in”… BA-DA-BA! #prontofalei

    Mas enfim, minha opinião.

  38. Jéssica Neves

    Sueli, você pode ver de onde vem algumas das peles aqui:

    http://www.passanaopassa.com.br/lifestyle/arezzo-pele-de-raposa-nao-passa/

    Acho que nem preciso dizer que a polêmica não teria surgido se isso fosse sobre peles sintéticas…

  39. Jéssica Neves

    e, tpo, alguém traduz o comentário da Vicky? porque não consegui entender haha

  40. Assassinato desnecessário! Uma vergonha para a Arezzo e para os consumidores da marca.

  41. Nossa,quanta gente evoluída ,inteligente e cheia de argumentos interessantes…
    Nossa,esse gente evoluída,inteligente e cheia de argumentos e tão sem educação e nenhum respeito ao próximo…
    Não deu para ler tudo,infelizmente,muita baixaria e falta de respeito com a opinião do outro para comentar um assunto tão importante.
    Nossa…será que os animais ( irracionais ) são mesmo os da coleção da Arezzo????????????
    Assunto 10!!!Nível da discussão 0!!!
    Uma pena Luiza,mas,parabéns por levantar essa questão tão séria e importante nos dias de hoje.

    • July,

      Apesar de algumas respostas não serem exatamente um modelo de educação e respeito, a discussão está dentro de um padrão bem bacana.

      Como você própria falou, não leu tudo, então não se baseie por algumas poucas respostas mal-educadas que leu…

      O assunto é importante, e a sua contribuição certamente melhora o nível. Só quando pessoas mais esclarecidas participam é que conseguimos eliminar as “ignorâncias”, porque estas ficam em minoria e simplesmente se retiram.

      Abraço

    • pois é, algumas pessoas não sabem manter uma discussão saudável! hahaha mas é como a Gwenhywfar comentou aí em baixo… quanto mais comentários “decentes” tiver uma discussão, os “indecentes” não vão se arriscar a comentar e mostrar toda sua ignorância ¬¬

      valeu pelos comentários, pessoal! =)

  42. R.I.P Arezzo… nunca mais!

  43. Matar animais para se alimentar pode, matar por pura estética não pode, é feio! Aiaiai!

  44. Valeu Luiza pelo post, grande iniciativa…é incrível que uma empresa como a Arezzo faça isso nos dias de hoje, mas lendo os comentários me pergunto se a internet foi uma coisa boa.

  45. O homem usa a carne do animal pra se alimentar e a pele pra se aquecer desde a pré história. Mas hoje em dia é absurdamente terrível usar pele de animais com o fim de se aquecer. Já utilizar esse material para fins vaidosos vai contra qualquer princípio humano, é imperdoável. Temos infinitos recursos de matéria prima que por si só já agridem a natureza, agora sacrificar animais para usar sua pele como acessório de luxo é o limite da nossa dignidade. Rancar a pele do homem para os animais usarem ninguém quer, né ?!

  46. TUDO O QUE AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA NÃO VÃO VIVER AQUI P/ SEMPRE MAS TERA VIDA ETERNA DO OUTRO LADO JÁ PENSOU SEU CORO SER TIRADO ETERNAMENTE E VC SENTIR A DOR DOS ANIMAIS DUAS VEZES MAIS DO QUE VC FAZ COM ELES. PENSE SÓ PELO DINHEIRO. VC VAI SOFRER ETERNAMENTE ISSO É SE VC ACREDITA EM DEUS OLHA NOS OLHOS DOS ANIMAIS E NÃO TERA CORAJE DE MATA LOS .SÃO CRIAÇÃO DE DEUS E COM DEUS NÃO SE BRINCA BJSS FIQUE NA LUIZ DE DEUS

  47. “…países inteiros poderiam ir à falência se todas as pessoas resolvessem parar de comer carne.”

    Assim como se as pessoas parassem de consumir drogas ilegais, ou o trabalho escravo fosse proibido, alguns países também iriam à falência.

    “Mas algumas pessoas ainda precisam de carne.”

    Quem precisa de carne? Você precisa? Pode provar por meio de artigos científicos? E os milhares de vegs saudáveis que exixtem, não conta? Será que os aminoácidos essenciais não estão presentes nos vegetais? Claro que estão. Ninguém sobrevive sem os aminoácidos essenciais. A não ser que os vegs sejam X-MEN!

    Ninguém precisa se entupir de churrasco, bacon, frango frito ou presunto. As pessoas matam animais indefesos por prazer, mesmo.

    “É comida, alimento. Os animais também fazem isso…”

    Carne de bebê também pode ser comida, alimento. Deve ser uma delícia. Desde quando baseamos nossos atos com os dos animais? Só porque os animais fazem, tá liberado? Quer dizer que se alguns primatas estupram as fêmeas, podemos fazer isso também? A diferença é que os animais PRECISAM de comer carne. Nós não. Temos um organismo capaz de sermos vegetarianos. Pesquise isso em artigos científicos.

    “…e o homem, apesar da inteligência, ainda depende da natureza para sobreviver. Sobreviver.”

    Claro que precisa da natureza, mas não da carne. Os vegs seriam X-MEN então!

    Se o preço do estrago ambiental causado pela pecuária estivesse incluso no preço da carne, ela seria inviável. A pecuária é a maior causa do aquecimento global, polui, desmata para fazer pasto, mata animais que tem desejo de viver.

    Argumento bem fraco esse seu!

    “Daqui a pouco vamos ter que lutar pelo direito de comer peixe”

    Direito de comer peixe? O peixes tem capacidade de sentir dor e sofrer. Por que então é ético matar um animal que deseja a liberdade, tem desejo de viver, só pra satisfazer um prazer seu?

    • uhm… deixa eu ver se entendi… vc é um X-MEN??????????????????

      Poupe-me de radicalismo e ignorância, Eliana! Você também, pesquise e leia todos os comentários antes de julgar alguém desse jeito. #respeito

    • Bom, também sou vegetariana. Mas também sou a favor da democracia real. Claro que adoraria que houvesse uma diminuição severa na ingestão de carne. Mas ainda sim, a democracia fala mais alto e devemos todos respeitar a verdade pessoal de cada um.
      Mas o PRINCIPAL aqui é que esse post não é sobre vegetarianismo. É sobre a NÃO MATANÇA de animais para um motivo totalmente FUTIL quanto o de fazer bolsas para pessoas de exibirem por ai com a dor de animais. Matar animais para ingestão não é legal, mas é natural do meio. Agora matar animais para sair por ai desfilando é HIPOCRISIA.
      Então vamos voltar ao ponto inicial que é a Arezzo fazendo bolsas e sapatos com animais….

  48. Se comer carne é essencial à vida humana como vc sugere, eu e os milhares de vegetarianos só podemos ser X-MEN!

    Onde foi que eu te desrespeitei? Onde fui ignorante? Ser radical é ruim? Por que? Vc não é radicalmente contra a pedofilia? Eu também sou radicalmente contra a matança desnecessária de animais sencientes!

    Discuta argumentos por favor!

    • Ser radical é sempre ruim, qnd vc diz ‘radicalmente contra a pedofilia’ está distorcendo a questão a favor do seu argumento. Afinal, ngm é a favor de um CRIME assim. O radicalismo nunca traz bons resultados, pessoas radicais geralmente n conseguem aceitar a opinião alheia e aí é que está a crítica ao radicalismo. Ngm eh dono da verdade.

  49. Eliana!!!

    Vc ta locona? Se ta Marcanu?? Meu vc sofre de bullying para se revoltar assim?

    Releia o post e reveja tudo que vc está defendendo!!!

    Luiza parabéns pelo tópico, não ligue para X-Mens desatualizados!!!

    • HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHAUAUHAUHAUHAUAHAUHAUHAHUAHUAUHAUUAHUAHUAUHAUHAUHAHUAHUAUHAUAHUAHAUHAUHUHAAUHHUAHUAUHAUHA

      Boa.

      HUAUHAHUAUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHUAHAUHAUHAUAHUHAUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHU

      “VC TA LOCONA”

      HUAUHAHUAUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHUAHAUHAUHAUAHUHAUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHU

  50. Nossa Eliana, não é nada disso que estão falando aqui no site! Eu concordo com a Luiza, são duas discussões totalmente diferentes! E se vc acha que todo mundo que come carne é a favor de matar animais pra fazer bolsa, isso é ignorância sim! E uma visão muito maniqueísta pra quem vive no século XXI!!!

  51. hahaha realmente, ela deve sofrer de algo gente.

    Eu como carne, não vivo sem um bom churrasco, agora que diferença faz para uma mulher usar uma pele sintética?

    Como seria um selo de qualidade de acessório deste?

    – FEITO COM ANIMAIS DE CATIVEIRO.
    – FEITO COM ANIMAIS CONTRABANDIADOS DA CHINA.
    – FEITO COM ANIMAIS LEGITIMOS DE MADAGASCAR!

    Acorda ELIANA!!! Vai dizer que vc defende tbm a caça clandestina de baleia dos japoneses?? hahahahahahahahah

  52. Só me respondam o seguinte:

    Por que é errado matar o coelho para fazer casaco de pele/bolsa, mas é certo matar o porco pra fazer torresmo/bacon/presunto?

    Se ambos são destinados ao prazer humano, qual a lógica de se atacar um e defender o outro?

    • Olha Eliana, se você não sabe essa resposta, aí está a sua ignorância.

      Sério… pense um pouco mais e aceite o fato de que nem todas as pessoas do mundo são iguais a você. Que tal um pouco de TOLERÂNCIA e COEXISTÊNCIA?

    • Como eu mesma disse mais pra cima, não use você como régua para julgar o mundo, ele não gira ao seu redor.

    • Porque o primeiro motivo é fútil e o segundo é cultural.

      Ainda existem canibais em partes do mundo e isso é um processo que nem os antropologistas conseguem responder.

      Porque o homem descobriu que podia caçar a alguns milhares de anos atrás, e que o consumo de carne era algo que ia além do prazer, havia a utilidade das peles dos animais que caçavam, havia a dificuldade de sobreviver a invernos rigorosos onde não havia alimento vegetal.

      E por uma questão de que a sociedade está construída em cima dos hábitos que as pessoas têm, ainda é massivo o consumo de carne, embora o uso de peles seja absolutamente desnecessário hoje.

      Matar uma raposa para ter uma estola é degrante; É tirar o direito do animal à vida, por motivo fútil. É para mim crime hediondo.

      Eu não como carne. Mas eu bebo leite.

      Minha família consome carne, e mesmo assim separam o lixo, poupam água, reciclam; É o que eles podem fazer, é o que está ao seu alcance. Eu não desdenho a ajuda que for, mesmo não concordando com o hábito alimentar deles.

      Perguntei aos meus parentes o que dá mais “prazer” à eles: comer um pedaço de bife ou comer sorvete? Adivinhe só: o campeão foi…: SORVETE.

      Então não parta do pressuposto de que o consumo de carne é meramente uma questão de prazer. Muito além disso, é uma questão de como o organismo se adaptou à alimentação, de como as pesoas consideram importante (não necessariamente prazeroso) o consumo deste ou daquele alimento.

  53. Luiza.. vc não imaginava uma bate boca desses, não né? hahaha

    • Não mesmo! hahahahahaha!
      mas é uma coisa engraçada né… é só a minha opinião, mas é engraçado ver como todo mundo quer convencer os outros! hahahaha! e opinião não muda tão facilmente assim, então a gente só fica no bate boca mesmo!! hahahaha

      brigada por comentar, Gwenhywfar!! =))

  54. Posso comer carne de coelho, mas vestir a pele dele nem pensar, né!

    Mesmo se a pele for pro lixo, ainda sim eu tenho o ‘direto’ de comer carne de coelho!

    Vários hábitos e preferências são desenvolvidos de acordo com valores éticos. Não me interessa se o sujeito tem preferência por carne humana, canibalismo não é tolerado na nossa sociedade. Pq comer carne de animais, com toda a brutalidade e falta de respeito envolvidos, deveria ser aceito? Pq vc acha gostoso?

    Em relação ao papel da dieta onívora na evolução, concordo que ela foi importante. Foi, mas não é mais. Não confunda passado com presente. Não vivemos mais no meio do mato e não dependemos mais de caça para sobreviver. Ou não existe um supermercado decente perto da sua casa que venda produtos capazes de substituir a carne?

    Escravidão também foi cultural do Brasil. Cultura não é desculpa.

    Não é porque a sociedade ao longo do século concorda em escravizar e explorar animais que isso deve permanecer.

    • Preguiça de comentar, mas vamos lá…

      Com as ações da última semana, a Arezzo percebeu que mandou mal quando lançou sua coleção, mas não fez nada fora da lei, esta feita por homens e mulheres que elegemos democraticamente.

      Por que a Arezzo mudou de idéia? Porque percebeu que, ao contrário do que havia imaginado, seu público (ou parte dele) é avesso a esse tipo de produto.

      Sua atitude serviu para alguma coisa? Se você é contra a exploração animal para fins estéticos, sim. Você é contra a exploração animal para fins alimentícios? Sua briga não é contra a Arezzo, lhe garanto.

      Quer brigar sobre isso? Procure outro blog, eleja outros políticos, faça sua parte. Aqui a discussão é a exploração animal para fins estéticos.

      E deixe de ser chata(o), porque desse jeito você só se atrapalha e atrapalha o movimento que você apóia. Só cria aversão. Seja compreensivo, e talvez alguém aqui se torne veg como você.

      Gwenhywfar, valeu pela sensatez.

  55. se eu comentar aqui que já comi carne de coelho, vão comer meu couro?

  56. É interessante que o que muita gente percebeu em seu comentários: analfabetismo funcional;

    Todos aqui repudiamos a proposta da Arezzo de usar peles legítimas.

    Mas parece que tem gente que prefere procurar defeito na opinião alheia. Prefere achar uma maneira de polemizar, de criticar, de chamar o outro de hipócrita.

    Gente assim costuma não olhar para o próprio rabo.

    Você é vegetariano e está apedrejando aquele consome carne, ao invés de ganhar um adepto para sua causa. A agressão contra a opinião do outro, mediante palavras grosseiras, uma defesa ferrenha de opinião como se a sua verdade estivesse acima da outra, nos reporta aos episódios mais sombrios da história mundial, como a inquisição e o nazismo.

    É como o skinhead que mata a pauladas o gay porque não concorda com a escolha do outro de viver como é melhor para ele.

    É como o torcedor do time X que sai no soco com o torcedor do time Y, porque têm opiniões diferentes.

    É assim que as pessoas justificam a sua própria agresividade, atacando aquilo que consideram errado no outro.

    Ampliando mais a discussão (fugindo completamente do tópico proposto), é como a reação da grande maioria da população em relação ao camarada aquele que entrou na escola lá no Realengo. Todo mundo queria matar, esfolar, despedaçar, porque “tinha motivo”. É o tipo de atitude que iguala (ou ainda piora) a condição de moral do ser humano. Então você pode matar porque estaria justificado. Honra lavada com sangue.

    Então porque você não concorda que a pessoa coma carne, está justificado você pôr fogo no açougue?(tirando o sustento – e quem sabe a vida- de um chefe de família ou da família toda). Ou espancar um “maldito comedor de carne”, independente de ele reflorestar, contribuir para um asilo ou orfanato, ou doar dinheiro para qualquer ONG que cuide de animais abandonados (eu conheço um casal de vegetarianos que abandonou 3 cães e um gato à propria sorte, pq mudou-se para um ap, e não queria levar os bichos.. bem bonito da parte dos “politicamente, alimentarmente e moralmente corretos”); Ou matar o “desgraçado FDP” que tem um aviário, ou uma criação para abate.

    Pessoas assim têm raiva da humanidade (como bem postado pelo Deca), da sua própria condição humana, da sua própria incapacidade de fazer alguma coisa para impedir aquilo que cosidera errado.

    Ao invés de montar palestras e oferecer um trabalho voluntário em escolas FORMANDO a opinião da nova geração em relação aos hábitos alimentares, prefere atacar a geração de opinião já formada, de hábitos já consolidados.
    Ao invés de promover os benefícios da dieta vegetariana, prefere atacar e agredir os hábitos dos outros. Ao invés de oferecer um desafio à mudança, acaba por fortalecer a animosidade entre as opiniões “rivais”;

    Cuidado. Observem-se bem. Não é porque alguém não é como você, não pensa como você, que essa pessoa não merece respeito, ou pelo mínimo uma tentativa de compreensão. Ao invés de tomar uma postura agressiva aos que são contra você, faça-os seus aliados.

    Ninguém consegue concordar com alguém rabugento, mal-humorado, agressivo e intolerante.

    A intolerância já trouxe prejuízos demais à humanidade.

    Nem lembro de quem é a frase (pra citar uma feita): “Educando a criança hoje, não se pune o homem amanhã”;

    É isso, colegas de discussão. Quem é a favor do vegetarianismo, eduque as crianças que estiverem ao seu alcance. Contamine de forma saudável as pessoas à sua volta.

    Radicalismo tem trazido sofrimento à toda a humanidade e todo o planeta;

    É minha singela opinião (bem off-topic), sobre tudo que li de respostas à opinião da Luiza.

    Odiei a atitude da Arezzo; Não me considero vegetariana, mas sim vegetarista (uma vez que como/tomo leite e seus derivados ); Ativista em relação aos direitos e dignidade dos animais; A minha própria casa é lar adotivo e de passagem, de cães e gatos. É a minha conduta que vai mudar alguma coisa neste mundo. Eu é que tenho de servir de exemplo.

    Quem for contra, não precisa me apedrejar em praça pública, não há necessidade. Eu sou bem grandinha e já aprendi a suportar bem a opinião alheia, as críticas e as divergências, mas assim como sou educada e polida ao me dirigir às pessoas, gosto muito quando a recíproca é verdadeira;

  57. Sem comentários depois da brilhante argumentação da Gwenhywfar. Poderia ser um post! Assino embaixo de cada palavra.

    Agradeço a TODOS pelos comentários! Apesar da intolerância por parte de algumas pessoas, é sempre bom manter esse tipo de discussão =)

    Feliz Páscoa gente!!

  58. BOA TARDE,

    NÃO ENTENDO DETERMINADOS ARGUMENTOS !?

    ENTÃO QUEREM COMER CARNE , SEM ANTES EXTRAIR A PELE?

    PORQUE NÃO A COMEM COM A PELE ?

    FALAM DE COURO E DE PELE!!!!

    COURO E PELE NÃO É A MESMA COISA ??

    UMA VACA , TEM COURO ????
    UM COELHO UMA RAPOSA TEM PELE ???

    UMA VACA PODE-SE COMER ? UM COELHO NÃO ?

    UM ANIMAL É MAIS FOFINHO E O OUTRO É MAIS FEIO.LOGO PODE-SE COMER O FEIO??

    SABIAM QUE NA EUROPA SE COMEM COELHOS ??
    SABIAM QUE NO BRASIL SE COMEM COELHOS ??

    ENTÃO SE PREFEREM COMER CARNE SEM PELE!!!

    O QUE É QUE SE FAZ COM A PELE ??
    SE DESTROI SIMPLESMENTE AS PELES ??
    QUANTO POLUI A SUA DESTRUIÇÃO ??

    PORQUE NÃO A UTILIZAR E DAR TRABALHO ??

    NÃO SE PODE FAZER BOLSA , CASACO OU OUTRO ACESSÓRIO ???

    SABIAM QUE É ABERTA A CAÇA PARA DETERMINADOS ANIMAIS SILVESTRES QUE NÃO TEM PREDADOR DIRECTO??
    NESTES INCLUI A RAPOSA !!!
    SE REPRODUZEM COM EXTREMA FACILIDADE E COLOCAM O ECOSSISTEMA EM RISCO!!
    SABIAM QUE ESTES ABATES SÃO CONTROLADOS POR ÓRGÃOS OFICIAIS ?? NO CASO DO BRASIL O IBAMA.

    E O QUE É QUE SE FAZ COM AS PELES ??

    JOGAM-SE FORA ?? SEM QUALQUER APROVEITAMENTO ??

    SOU CONTRA TODA A VIOLENCIA COM ANIMAIS. CONTRA MAUS TRATOS, COM ABATES CLANDESTINOS QUE PONHAM EM RISCO AS ESPÉCIES NA NATUREZA

    INFELIZMENTE OS VIDEOS QUE MOSTRAM A ESFOLA DE ANIMAIS VIVOS , NÃO É SÓ PARA O APROVEITAMENTO DA PELE!
    MAS SIM UMA QUESTÃO CULTURAL EM DETERMINADOS PAISES DA ÁSIA. ACREDITAM QUE O ANIMAL PARA SER COMIDO,TEM QUE ESTAR SAUDÁVEL. E ESTA FORMA CRUEL É A UNICA DE O DEMONSTRAR.

    AREZZO UTILIZAR COMO PUBLICIDADE PELE MANIA . FOI SEM DUVIDA INFELIZ! ATÉ DE DESRESPEITO COM OS ANIMAIS.

    MAS RETIRAR TODA A COLECÇÃO DAS VITRINAS, FOI UMA TREMENDA COVARDIA.

    COVARDIA COM PESSOAS QUE O SEU TRABALHO É CUIDAR , TRATAR , E ABATER DIGNAMENTE ANIMAIS PARA CONSUMO HUMANO E POR CONSEQUENCIA A PELE É UMA FONTE DE RENDIMENTO MAIS QUE AJUBA A BARATEAR A CARNE E O PREÇO FINAL AO CONSUMIDOR.

    DA FORMA MAIS RADICAL PROPOSTA POR MUITOS DE VOÇÉS . AS PELES SÃO DESTRUIDAS O QUE AUMENTA OS CUSTOS DE PRODUÇÃO, TORNA O PREÇO DAS CARNES MAIS CARO. E GERA MAIS FOME !!!

    HIPÓCRISIA DE ALGUNS QUE ACHAM QUE QUEM UTILIZA PELES É FUTIL, E OSTENTA LUXO.

    O QUE PRETENDEM ^??????

    COMER A PELE DO ANIMAL ???????????

  59. Vamos fugir do assunto de novo, mas….

    “…SE REPRODUZEM COM EXTREMA FACILIDADE E COLOCAM O ECOSSISTEMA EM RISCO!!…”

    Vai ver que é por isso que as raposas estão entra as espécies em vias de extinção…
    ¬¬

    Apesar de alguns países terem a caçada como tradição, em 2005 sua caça foi proibida pelo Parlamento Britânico, visto que violava os direitos animais propostos pela UNESCO. Na Escócia, por sua vez, a caça já havia sido proibida alguns anos antes… Em países como a Rússia, raposas especificamente para peles são criados em cativeiro, o que não diminui nem melhora a condição do abate e retirada da pele.

    Curiosidade para os que não sabem: para se fazer um casaco de pele, matam-se 24 raposas ou 65 visons ou 8 focas ou 42 raposas vermelhas ou 400 esquilos ou 30 lontras, dependendo do tipo de casaco.

    Infelizmente ainda há pessoas que gostam de andar vestidas com bichos mortos.

    Desde o ano 1600, 109 espécies e sub-espécies de animais foram extintas.

    Eu acho que quem usa peles é fútil. Significa que “aproveita” a justificativa para consumir algo de que não precisa : “Já que estão mesmo matando, vou ‘aproveitar’ a pele”.

    Eu queria ver as criaturas usando um casaco de pele na Bahia, (na rua mesmo, sem ar condicionado) em calor de 40 graus, já que o objetivo não é se aquecer, mas fazer moda.”Aproveitar a pele”.

    Nem no Rio Grande do Sul, onde enfrentamos temperaturas abaixo de zero grau (no auge do inverno) acho admissível uma pele legítima. As sintéticas fazem papel melhor.

    Se as drogas não tivessem consumidores, o comércio delas terminaria. Se o consumo de carne fosse banido da mesa das pessoas, nem bichos, nem peles, nem couro, nem nada disso estaria em discussão.

    Agora voltando ao assunto em questão:

    A Arezzo não tem um abatedouro, não é um restaurante, não é uma ONG, nem nenhum modelo de sustentabilidade.
    Tanto é verdade que resolveu “retirar” as peles do mercado nacional, sem dizer a origem, embora garanta que está dentro da Lei. As peles não serão destruídas, garanto-lhe. Serão direcionadas aos Países Europeus onde o comércio de peles é irrestrito. Serão vendidas por preços ainda mais caros do que no Brasil. E certamente continuarão alimentando a procura e oferta pelo artigo.

  60. Bom dia,

    Qual é então o assunto ?

    Eu não falei de caça predatória!Mas sim de caça controlada,
    por orgãos competentes. Peles certificadas e controladas ao abrigo do “CITES”.
    Quando determinadas espécies silvestres , colocam em risco o seu habitat. Incluindo a raposa . Por exemplo ; a raposa Argentina,pois não tem um predador directo.

    Para não fugir á questão!

    O que é que se faz com as peles dos animais, que consumimos na cadeia alimentar?

    Jogam-se fora,sem nenhum aproveitamento ?

    Utilizam-se para bolsas, casacos acessórios e outros ?

    Banir o consumo de carne, das mesas das pessoas seria a solução ?

    Seremos todos 100% herviboros !!

    Competimos com a cadeia alimentar primária . Vacas , coelhos , cabras, cavalos, etc,…

    Quem cuida da alimentação destes ??

    Sim, porque é necessário pasto.Muito pasto,….

    Muitos destes animais ficariam sem predador directo!! O Homem.

    Multiplicam-se e vagueiam nas ruas , como cachorros abandonados!!!!! E comem canteiros de flores, e folhas de árvores!!!!

    Galinhas , patos ,gansos,alimentam-se nas ruas e servem de alimento para cachorros e gatos abandonados.

    Terémos a tão chamada sustentablidade, deste século!

    O homem, tem de aprender a cuidar , tratar e preservar a natureza.
    Sem precisar chegar a atitudes radicais.

    Sempre comemos e vamos continuar comendo carne.

  61. Tomara que sua opinião esteja errada, a longo prazo. Eu ainda sonho com um mundo onde as pessoas não precisem comer carne. É um futuro ainda distante, concordo. Mas espero que isso não seja um sentença eterna.

    O ser humano é quem migrou as espécies a habitats onde elas não possuem predadores, e onde se super reproduzem. Pombos, pardais, coelhos.

    Na natureza mesmo você não vê rebanhos com o tamanho dos de criação de abate.

    E sim só é necessário pasto na quantidade que vc promulga, porque o ser humano triplicou a existência dos rebanhos, exclusivamente para o consumo de carne.

    Quem cuida da alimentação dos pombos que infestam centros urbanos como Porto Alegre? Locais onde é inacreditável a quantidade desses bichinhos, porque não têm “predador natural”… Assim como as baratas. As espécies consideradas “domésticas” já se adaptaram tão bem, encontraram uma vastidão de alimento, que é simplesmente impossível exterminá-las.

    Na Ásia se comem insetos. Escorpiões, gafanhotos, grilos, baratas.

    Quando você passa por algum treinamento de sobrevivência na selva, os instrutores ensinam a comer….???? INSETOS. Mais protéicos do que vc tentar caçar um perdiz, ou um coelho, ou um macaco, ou cachorro, ou um passarinho qualquer.

    Na natureza a sobrevivência das espécies realmente é controlada por um delicado sistema, onde não há nascimentos multiplicados pela inseminação artificial, os filhotes não estão livre de intempéries, doenças e acidentes, não há ração de engorda, não há vacinas, não há remédios contra os carrapatos, pulgas, vermes e outros parasitas (que inclusive podem adoecer o animal até a morte).

    Jacarés não tem predadores naturais, mas chegar à idade Adulta é tão difícil, que são protegidos por leis. Os que nascem em criadouros, não passam pelo perigo de morrer antes da idade adulta. São bem protegidos, bem cuidados.

    A Tartaruga desova de 4 a 6 vezes por temporada, com 61 a 126 ovos por ninho. Porém, mais da metade do ninho consiste de ovos não férteis. E os que são fertéis, menos de 2% chegam à idade adulta.

    Tubarões não tem predadores naturais. E nem por isso multiplicam-se a ponto de infestar o mar.

    Os cães que vagam pelas ruas são resultado da má administração humana, da falta de planejamento, da falta de controle, falta de coerência.

    É mais barato abandonar uma cadela que teve crias que o dono não desejava, do que fazer castração, ou dar contraceptivos, ou simplemesmente manter o bichinho sob vigilência dentro do seu pátio, para evitar.

    Na natureza, os grandes felinos não tem predadores diretos, (inclusive os machos costumam matar os filhotes para que não haja “concorrência” em futuro breve). De sorte que ao que parece a contribuição humana pelos troféus de parede e tapetes de sala, também levou estes bichos às vias de extinção.

    Em 50 anos a população do Brasil tripilicou. Assim, os cachorros também. E os rebanhos obviamente também. E se precisou de mais espaço, para tanta gtente, bois e cachorros.

    Há quem gostaria muito de “aproveitar” a comida que vai fora em restaurantes, que estragam nos depósitos de prefeituras e secretarias desorganizadas, frutas que “não estão bonitas” na prateleira do mercado e que são sumariamente descartadas.

    Imagino que as populações africanas que estão dizimadas pela fome iam achar mais “aproveitável” tudo que jogamos fora. E ia ser bem lindo eles desfilarem com um casaco de pele de raposa. Ou uma bolsa, acessório (de acordo com a Arezzo) “indispensável no guarda-roupa da fashionista”;

    Mas é claro que os problemas mundiais não são problema de quem “tem dinheiro” e pode comprar uma echarpe de pele de raposa de 1500 paus;

    Não faço questão nenhuma de convencer quem quer que seja sobre meu pensamento. Todos estão livres para ir e comer o que quiserem, vestir o que acharem mais bizarro ou inteligentemente aproveitado.

  62. Boa tarde,

    Todos os ser vivos do planeta tem que ser respeitados!

    Não é porque uma planta não tem sistema nervoso central,que não sofre quando é maltratada.

    Todos os seres vivos cumprem uma função.

    As suas questões são amplas demais , são uma utopia e uma visão do paraiso.

    Eu respeito, e gostaria de viver num Mundo assim !!!!

    Sem comer animais , sem comer plantas, sem comer insectos, simplesmente não necessitar de comer nenhum ser vivo!!!

    Mas por enquanto, ainda não evoluimos, a esse ponto!!!!

    Temos que comer alguma coisa !!

    A questão é sustentablidade, e para onde evoluimos.

    Eu cresci, criando animais tratando animais , e dignamente,
    abato animais para consumo cárnico.

    E o que faço com as peles ?

    Esta é a questão!!!!!!!!!!!!

    Será que já pensou nisso ???????????

  63. Olha Luiza, eu concordo com tudo o que você falou, porém, existem marcas (a arezzo não é uma delas!) que usa couro bovino de animais já abatidos para corte.
    O couro é beeeeem mais caro, por ser chamado natural, assim como a carne também é mais cara. Afinal não é qualquer vaquinha que vira sapato.
    Existem sim parâmetros e medidas a serem obedecidos no caso de se fazer produtos de animais, e se as marcas ainda lançam produtos feito de couro é porque seguem esses parâmetros. Afinal, não é só ir no meio do mato, matar uma onça e achar que ninguém vai notar.

  64. vc realmente acha que coro bovino é retirado após o sacrificio?? ACORDA FILHINHA são raros os casos pois sem a circulação se sangue ou seja sem que o animal esteja vivo e agonizando e o sangue circulando aceleradamente a pele do animal rasga e só restaram retalhos pra jogar no lixo então antes de falar se informe mais um pouco pois são poucas as pessoas de bem que se sujeitam a fazer um trabalho bem mais dificil em favor dos animais

  65. lucia moreira

    pelo amor de DEUS chega de crueldade com os animais,sou vegetariana e agora mais ainda pelo planeta DONA AREZZO ve se cria juizo chega de ser ganaciosa pó.,essas roupas e sapatos da pra fazerem parte de filme de TERROR,pois vem de animais estrassalhados e isto k vcs querem pessoal? EU NÃO,

  66. lucia moreira

    EU TMB Ñ GOSTO K USEM ANIMAIS PARA NADA AINDA MAIS PRA ARRANCAR SUA PELE PRA FAZER SAPATOS E ROUPAS EU QUERO E MAIS K AREZZO E TODOS MAIS VÃO PRO INFERNO COM ESSAS MALDADES

  67. Gostei do blog.
    Bom para comecar a uma dremenda diferenca entre sacrificar um animal
    e tortura-los, q pode ser o caso.
    Eu trabalho nessa empresa, nao me juguem,
    Esta dificil encontrar emprego. Rsrsr

    Essa atitude foi baixa e a comparacao feita foi mais baixa ainda

    Ps. Desculpe a falta de pontuacai, estou no celular e sabe como e ne…

  68. O ser humano NÃO É CARNIVORO, os dentes dos humanos não são apropriados para consumir carne ( ao contrário dos animais, por exemplo: os lobos é só comparar nossas caninos com o deles). A carne NÃO É UMA NECESSIDADE na alimentação humana, é apenas uma vontade, é apenas gostar de comer carne, do sabor. Não como carne já faz uns 6 anos e nunca tive problema algum quanto à isso. Mesmo assim, adorei sua critica quanto ao uso de peles, é muito triste essa situação em que os animais são obrigados a passar para fazer o gosto de alguma burguesinha capitalista e mediocre.

  1. Pingback: Arezzo solta comunicado aos consumidores pelo Facebook « Biscoitos Sortidos

  2. Pingback: Nova coleção “Pele Mania” da Arezzo causa polêmica no Twitter … | ZiiPe

  3. Pingback: Sandália com gavetinha « Biscoitos Sortidos

  4. Pingback: Nino Carvalho » Relacionamento entre organizações e seus públicos na Era Digital

  5. Pingback: A nova comunicação « Chilli Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: