Google Plus abre espaço para páginas corporativas, mas função vem com problemas

O Google Plus – aquela rede social para a qual todos queriam um convite e onde hoje rolam bolas de feno -, finalmente lançou uma opção para empresas, marcas e bandas. São as páginas, nada muito diferente das fanpages do Facebook.

E já está todo mundo correndo para criar sua página por lá, só pra ver no que vai dar, né? É que, apesar de o Google+ tender para o segundo plano, esta é, certamente, a rede social preferida do Google, o que significa que ela provavelmente vai ter uma relevância muito grande nos buscadores (leia-se buscador Google).

Muito bem. Além disso, o próprio Google já criou páginas para suas marcas, mostrando o potencial de interatividade. Vamos ver:

Mas a verdade é que o lançamento parece um tanto ‘inacabado’. As páginas não têm a opção de multi-administrador, como no Facebook; não é possível transferir uma página para outro proprietário, como no Facebook; e não é possível personalizar a URL da página, como no Facebook. Fail?

Respondendo às preocupações constantes de alguns usuários, Google+ Community Manager Toby S. disse:

Primeiro, não há nenhuma funcionalidade de multi-admin ainda, mas é uma prioridade para nossa equipe e essa função chegará muito em breve!

Segundo, nossa equipe está trabalhando em uma maneira de transferir a propriedade de página de modo que, se um proprietário da página deixa a sua empresa, a página da marca pode ser mantida. Isso também acontecerá muito em breve.

Mas sobre a personalização das URLs, eis sua declaração:

Eu não posso falar em planos de longo prazo para variação das URLs, mas no momento não é uma prioridade para a nossa equipe e gostaria de continuar sob a suposição de que elas não estarão disponíveis.

Oi? Não ter a possibilidade de personalizar a URL muda muita coisa. Pra começar, já não dá pra divulgar o link fora da internet – por que quem vai querer escrever um link assim https://plus.google.com/b/111082208927639455123 ?? (by the way, esta é a página do Biscoitos Sortidos).

Muito alarde pra pouca novidade. Mas enfim, se você quiser criar uma página no Google+, vá para https://plus.google.com/pages/create.

Agora, só me resta perguntar: Google+, mais um #fail?

About these ads

Sobre Luiza Rey

Publicitária, rio-pretense, não come coisas verdes, tem medo de ETs e insetos. Artista frustrada (como todo publicitário), seu sonho era ser cantora. Seu segundo sonho era ser escritora, por isso escreve para este blog e tuíta no @luizarey.

Publicado em 08/11/2011, em Internet, Mídias sociais e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. o engraçado é a URL personalizada ajuda na INDEXACAO DO GOOGLE.
    é… surpreendentemente o google em redes sociais é tão amador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: