Magazine Luiza e o patrocínio pontual do Corinthians

Hoje tem Curintiá!

Pois é, amigos, hoje tem Corinthians… e em se tratando de mata-mata da Libertadores, hoje também tem drama. E em se tratando do Corinthians em mata-mata da Libertadores, hoje tem muito drama.

O jogo deve bater os recordes de audiência do esporte esse ano e com certeza será assistido por todo o Brasil. Afinal, não apenas os corinthianos estarão vendo a partida, mas todos os anti-corinthianos também irão acompanhar (pra saber Quando Ele Cai).

Quando ele cai? (Recalcados, DEEESSA VEZ o Timão nem vai cair.. :I)

Talvez isso explique o maior patrocínio pontual (por um jogo só) da história. Corinthians e Magazine Luiza anunciaram, há pouco, a parceria para essa quarta-de-final da Libertadores.

O valor, não divulgado, passa dos 500 mil oferecidos no jogo anterior e, pra mim, chega perto de 1 milhão.

Aí você se pergunta… vale mesmo a pena?

A minha opinião: vale.

Hoje, milhões de pessoas terão Magazine Luiza estampando a tela durante 90 minutos (no mínimo). Em contas rápidas, você percebe que o valor pago no patrocínio é quase o mesmo de um ou dois intervalos de 30 segundos durante o Jornal Nacional ou o Fantástico.

É claro que é pequeno, é claro que é pouco, é claro que vai sujar e a marca pode nem aparecer tanto. Mas vale a pena.

Não só pelo custo benefício, mas porque você tem a chance de entrar para a história.

Eu sei que tem aí um longo caminho, mas a possibilidade existe. E, veja, eu não estou exagerando. Lembra do Ronaldo? Aquele mesmo, o Fenômeno… pois bem, e dessa cena, você lembra?

Sim. Você lembra. Não importa se você é corinthiano, não importa se você é fã de futebol, não importa nem se você é brasileiro. Essa imagem correu os quatro cantos do mundo e o que estava lá?

GO Visa“.

Provavelmente o patrocínio pontual mais acertado da história.

A situação era outra, a volta de Ronaldo aos gramados, por si só, já era um grande evento, seria noticiado no mundo e valia o investimento.

A volta de Ronaldo contra o arquirrival de um dos times mais populares do Brasil, com um gol de empate aos 48′ e a comemoração genuína (seguida pela queda) do alambrado, foram um plus.

Eu não sou capaz de calcular o quanto esse patrocínio rendeu em mídia espontânea, mas posso afirmar, sem medo de errar, que foi muito. Que foi DEMAIS. Que deve ter sido, sei lá, um milhão de vezes mais o que foi gasto pela marca inicialmente.

Sem dúvida, o departamento de marketing do Magazine Luiza pensou nisso quando assinou o contrato que irá vigorar por pouco mais de 90 minutos (transmitidos pela Rede Globo, pela Fox Sports e sei lá por quem mais).

Aproveitou a oportunidade para divulgar não só a marca, mas o portal Magazine Você, que é, basicamente, um ‘magazine personalizado’ nas redes sociais. Pelo que entendi, você vira vendedor da loja e ganha comissões sobre as vendas (e o processo de entrega e pagamento fica por conta deles). Inclusive, a ideia até parece interessante, mas quero analisar (e entender) melhor.

Por isso, na camisa dos jogadores, o nome de cada um deles vem precedido por “magazine“. Como “magazine ralf“, “magazine paulinho“, “magazine chicão” e, se tivéssemos um Luiz no time, “magazine luiz”. Ou seja, “magazine você“.

O marketing esportivo segue em alta e a aposta é boa pros dois lados… o Corinthians vai explicando como conseguiu ser o único time não europeu a entrar na lista dos 25 clubes mais “valiosos” do mundo. E o Magazine Luiza também colhe seus frutos (por enquanto em menor escala, confesso..), até porque, querendo ou não, eu já fui uma a procurar saber mais sobre o assunto, entender o portal e divulgá-lo por aqui. Parece uma grande ideia da marca, que vai entrando em campo com o pé direito.

O resultado, no entanto, a gente só vê essa noite.

E, claro, #VaiCurintiá!

About these ads

Sobre Lê Scalia

Mineira, corinthiana e publicitária. Apaixonada por cinema, também adora viajar: pelo mundo, por um livro ou pela vida. Às vezes irônica, sempre intolerante: a ignorância, falta de respeito e lactose. Pra mais @LeScalia.

Publicado em 23/05/2012, em Esportes, Publicidade e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. O Magazine Luiza tem tido sorte, além de tudo. O Magazine Você surgiu bem na época da Luiza do Canadá, que deixou a marca em alta nas redes. Deu muito certo. E agora essa ideia do patrocínio é genial mesmo!

    • Sim… tem até um vídeo da Luiza lá haha.. mas isso mostra tbm que o dpto de mkt deles é bom, né… e antenado.

  2. só me questiono um pouco quando penso em público alvo principal do magazine vs. quem assite jogos e etc. mas quem sou eu também… no final, todo mundo compra móveis.

    • acho que o público do Magazine Luiza é povão, do mesmo estilo das Casas Bahia.. daí funciona né..

    • É, eu concordo com a Lú… até porque, do mais rico ao mais pobre, tinha muita gente assistindo ao jogo. E não acho que seja algo direto, é mais manter a marca na mente. Bom, de qq forma, acho que ‘a la’ ronaldo, até q funcionou…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: