Publicidade não é de Deus. É de aliens.

Sabe gente, há alguns dias, eu fiquei P da vida com um discursinho superficial de um playboizinho intelectual de esquerda (veja o paradoxo…) falando sobre como a Publicidade (e a Mídia em geral) é do Mal. Ele chegou mesmo a dizer que “para os publicitários, é muito mais interessante falar com a pessoa que tá desatenta […] porque ele trabalha com o seu inconsciente…”.

Eu não vou nem me dar ao trabalho que tentar explicar por que essa é uma besteira sem tamanho, uma vez que tudo o que a Publicidade faz é tentar conseguir justamente a ATENÇÃO do consumidor.

Mas isso mostra bem uma coisa que me irrita vez ou outra. A percepção de que todo mundo tem uma opinião a dar sobre a Comunicação. O problema aí não é ter uma opinião, mas ter uma opinião sem fundamentos. O bom e velho “falar merda”. Aí já viu né, eu fui lá e xinguei muito no twitter facebook:

É tudo culpa dos publicitários! Isso mesmo. Sua vida tá uma merda? Culpe a Publicidade e as pessoas que ganham a vida honestamente na profissão. A Europa tá na merda? É óbvio que é culpa dos publicitários. Guerra, pobreza, tsunami, terremoto, ataque alienígena??? Blame it on the advertising!

Já disse e vou repetir: não, publicitários não se reúnem diariamente em uma sala secreta para discutir como manipular as pessoas, assim como jornalistas não se reúnem para bolar estratégias de alienação na população.

Texto: “Ao contrário do que pensam algumas pessoas, a Publicidade não pode fazer você comprar algo de que não precisa”

E por falar em alienação, preste bastante atenção nesta palavra. Alienação… Ação de aliens… abdução… Será que agora querem dizer que os publicitários trabalham lado a lado com aliens? E por quê não?

Durante décadas, o cinema tem passado uma mensagem de que as propagandas estão nos controlando, indo longe demais, entrando em nossas cabeças, e, desta vez, as pessoas por trás da Publicidade parecem ser … wait for itALIENS. Que, a propósito, têm um carinho muito especial por QR Codes.

Branded, com estreia prevista para 7 de setembro nos Estados Unidos, é um filme de ficção científica sobre aliens e publicidade. E eu achando que tinha sido original ao insinuar que ataques alienígenas também são culpa dos publicitários. Poor me.

Mas como disse o Mashable, “nada disso é de se estranhar, uma vez que nós tememos o que não entendemos e, meu Deus, as pessoas não entendem de Publicidade.”

Posts relacionados:
O que você vai ser quando crescer?
A vingança dos publicitários
Você quer fazer Publicidade?
Na toca do Coelho
Eu sou controlado pela Publicidade?
As propagandas da propaganda

About these ads

Sobre Luiza Rey

Publicitária, rio-pretense, não come coisas verdes, tem medo de ETs e insetos. Artista frustrada (como todo publicitário), seu sonho era ser cantora. Seu segundo sonho era ser escritora, por isso escreve para este blog e tuíta no @luizarey.

Publicado em 27/07/2012, em Polêmica, Publicidade e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.403 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: