alien

Publicidade não é de Deus. É de aliens.

Sabe gente, há alguns dias, eu fiquei P da vida com um discursinho superficial de um playboizinho intelectual de esquerda (veja o paradoxo…) falando sobre como a Publicidade (e a Mídia em geral) é do Mal. Ele chegou mesmo a dizer que “para os publicitários, é muito mais interessante falar com a pessoa que tá desatenta […] porque ele trabalha com o seu inconsciente…”.

Eu não vou nem me dar ao trabalho que tentar explicar por que essa é uma besteira sem tamanho, uma vez que tudo o que a Publicidade faz é tentar conseguir justamente a ATENÇÃO do consumidor.

Mas isso mostra bem uma coisa que me irrita vez ou outra. A percepção de que todo mundo tem uma opinião a dar sobre a Comunicação. O problema aí não é ter uma opinião, mas ter uma opinião sem fundamentos. O bom e velho “falar merda”. Aí já viu né, eu fui lá e xinguei muito no twitter facebook:

É tudo culpa dos publicitários! Isso mesmo. Sua vida tá uma merda? Culpe a Publicidade e as pessoas que ganham a vida honestamente na profissão. A Europa tá na merda? É óbvio que é culpa dos publicitários. Guerra, pobreza, tsunami, terremoto, ataque alienígena??? Blame it on the advertising!

Já disse e vou repetir: não, publicitários não se reúnem diariamente em uma sala secreta para discutir como manipular as pessoas, assim como jornalistas não se reúnem para bolar estratégias de alienação na população.

Texto: “Ao contrário do que pensam algumas pessoas, a Publicidade não pode fazer você comprar algo de que não precisa”

E por falar em alienação, preste bastante atenção nesta palavra. Alienação… Ação de aliens… abdução… Será que agora querem dizer que os publicitários trabalham lado a lado com aliens? E por quê não?

Durante décadas, o cinema tem passado uma mensagem de que as propagandas estão nos controlando, indo longe demais, entrando em nossas cabeças, e, desta vez, as pessoas por trás da Publicidade parecem ser … wait for itALIENS. Que, a propósito, têm um carinho muito especial por QR Codes.

Branded, com estreia prevista para 7 de setembro nos Estados Unidos, é um filme de ficção científica sobre aliens e publicidade. E eu achando que tinha sido original ao insinuar que ataques alienígenas também são culpa dos publicitários. Poor me.

Mas como disse o Mashable, “nada disso é de se estranhar, uma vez que nós tememos o que não entendemos e, meu Deus, as pessoas não entendem de Publicidade.”

Posts relacionados:
O que você vai ser quando crescer?
A vingança dos publicitários
Você quer fazer Publicidade?
Na toca do Coelho
Eu sou controlado pela Publicidade?
As propagandas da propaganda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s